Caixa Solidária

O Poder Judiciário catarinense aderiu ao projeto Caixa Solidária, criado pela Associação Cidadania em Ação, com o objetivo de arrecadar roupas, calçados, toalhas, travesseiros, cobertores, lençóis, fronhas e outros tecidos, em qualquer estado de conservação, para que o material tenha uma destinação socioambiental correta.

No Brasil foram confeccionadas em 2022 cerca de 9 bilhões de peças de roupas, o que significa uma média de 42 peças por habitante. Segundo dados do Instituto Modifica, somente na região do Brás, considerado o maior polo de confecção de roupas do país, é coletado o equivalente a 16 caminhões de lixo têxtil para envio aos aterros sanitários todos os dias. Parte desse montante é incinerado, liberando gases de efeito estufa, que agravam os sintomas da crise climática e ecológica do planeta. Veja no infográfico. 

Umas das alternativas para combater a cultura do desperdício e evitar que nossas roupas sejam encaminhadas para aterros sanitários é adotando a prática da doação. Com ela exercitamos o desapego material, racionalizamos os espaços em nossos armários e ajudamos o meio ambiente.

O Judiciário catarinense celebrou convênio com a Associação Cidadania em Ação para a colocação de caixas solidárias na sede do Tribunal de Justiça e em Comarcas-polo. O objetivo, conforme o projeto dessa entidade, é a arrecadação de roupas, calçados, toalhas, travesseiros, cobertores, lençóis, fronhas e outros tecidos, em qualquer estado de conservação, para que esse material tenha uma destinação socioambiental correta. Os utensílios em bom estado de conservação serão doados para as entidades cadastradas.

Convidamos você para participar dessa corrente do bem!

Seja um doador!