Voltar "É hora de retomar os cuidados do início da pandemia", alerta a diretora de Saúde do PJSC

O avanço no número de infectados, dos casos graves e das mortes pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) adotar novamente o trabalho remoto, inicialmente até o dia 12 de março. Para a diretora de Saúde do Judiciário de Santa Catarina, médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt, o momento é de retomar os cuidados do início da pandemia. Praticar o distanciamento social, utilizar a máscara apropriadamente e manter a boa higiene das mãos são medidas imprescindíveis.

Quando for necessário sair, deve-se optar por frequentar estabelecimentos bem ventilados e com poucas pessoas, sem esquecer o distanciamento de no mínimo 1,5 m, idealmente maior. A diretora aconselha que as reuniões com amigos e familiares sejam evitadas, mas ao mesmo tempo a saúde mental não deve ser negligenciada. Assim, mantenha contato social de maneira segura pelas ferramentas tecnológicas.

De acordo com o painel da Covid-19 do Poder Executivo estadual até a última sexta (26/2), 7.165 pessoas morreram em Santa Catarina desde o início da pandemia. Foram 71 mortes de terça (23) para quarta (24), mais 51 óbitos de quarta para quinta (25). Além disso, as unidades de terapia intensiva (UTIs) estão superlotadas em várias regiões do Estado. Na sexta-feira, o índice de ocupação era de 90,69%, com apenas 146 leitos livres. Das 1.422 pessoas internadas em UTIs em Santa Catarina, 799 são vítimas da Covid-19.

A impressão da diretora de Saúde é de que a doença mudou. "O comportamento da doença parece estar diferente, mas ainda estamos acompanhando para entender o que de fato acontece. O movimento do governo do Estado tem o objetivo de reduzir o número de contaminados e dar suporte aos que adoeceram, mas precisamos fazer a nossa parte. Os cuidados são os mesmos de sempre, mas parece que relaxamos e deixamos de manter algumas medidas. É hora de retomar os cuidados do início da pandemia e evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados, fazer o uso de máscara, utilizar álcool em gel para higienizar as mãos e manter o distanciamento social", anotou a médica diretora.

Os colaboradores que se contaminarem pela Covid-19 devem notificar a Diretoria de Saúde (acesse o link). A Diretoria de Saúde solicita que as pessoas em trabalho presencial que adquiram a doença também informem pelo e-mail ds.covid@tjsc.jus.br o mais breve possível. A maioria das dúvidas já está respondida em Perguntas Frequentes. No entanto, a Diretoria de Saúde está à disposição para auxiliar naquelas ainda não respondidas, pelo ramal (48) 3287-7600.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.