Voltar "Live" vai debater atendimento às adoções e acolhimentos durante o período de pandemia

O Dia Nacional da Adoção é celebrado em 25 de maio (próxima segunda-feira). Para refletir sobre a data e apresentar as novas estratégias em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEJA/TJSC) programou um bate-papo virtual, a conhecida "live", com o tema "Adoção, Serviços de Acolhimento e o Judiciário em tempos de pandemia".

A partir das 20h do dia 25, no canal do TJSC no YouTube (youtube.com/tjscoficial), o juiz-corregedor do Núcleo V, Rodrigo Tavares Martins, vai prospectar as novas estratégias na identificação das situações de violação de direitos das crianças e adolescentes, na habilitação e preparação dos interessados e nos processos de destituição de poder familiar e de adoção durante a pandemia. A "live" também contará com a participação do advogado da Vara da Infância e Juventude da Capital, Enio Gentil, e da coordenadora da Casa de Acolhimento Semente Viva, Scheila Frainer Yoshimura, por meio da plataforma PJSC Conecta.

Para o juiz-corregedor, o objetivo é trocar experiências em busca de soluções nas áreas de adoção e acolhimento, com medidas para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, aproximação e acompanhamento. "Estamos vivendo uma situação atípica e, por isso, precisamos rever antigas estratégias para a identificação das situações de violação de direitos das crianças e dos adolescentes, na habilitação e preparação dos interessados e na tramitação dos processos de destituição do poder familiar e de adoção. Com o auxílio da tecnologia, os processos estão tramitando e a videoconferência se tornou uma estratégia fundamental nesse momento", destaca o magistrado.

No Brasil, o Dia Nacional da Adoção foi oficializado pela Lei n. 10.447, de 9 de maio de 2002. Vale ressaltar que a adoção cumpre propósitos de garantir o direito ao afeto de uma família a todas as crianças e jovens. Os interessados em aceitar uma criança ou adolescente em sua família, transformando-o em seu filho, podem participar com perguntas pelo email: adocaosc2020@gmail.com

Como assistir: canal do Judiciário no YouTube (youtube.com/tjscoficial)

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.