Voltar "O trâmite é muito mais ágil", relata juiz sobre avanços com a adoção do eproc

As melhorias proporcionadas a partir da adoção do eproc no Judiciário catarinense já são percebidas entre quem tem o novo sistema incorporado à rotina jurisdicional. Em Itaiópolis, no planalto norte do Estado, o juiz Gilmar Nicolau Lang soma exemplos dos avanços alcançados com a implantação da nova ferramenta. 
 
Só nos primeiros 20 dias de outubro, diz o magistrado, o cartório da unidade deixou de praticar mais de 500 atos devido às facilidades que o eproc proporciona. Com o volume de trabalho reduzido gradativamente, os servidores passaram a ser deslocados para outras funções. "O eproc tem uma grande vantagem em relação ao sistema anterior porque a citação e a intimação são diretas, é tudo automatizado pelo despacho do gabinete", conta Lang. 
 
Uma ação previdenciária ajuizada na comarca pelo eproc em abril, explica o juiz, foi sentenciada em setembro e já está encaminhada para o cumprimento, sem passar pelo cartório. A diferença é que, com o sistema anterior, só a citação poderia levar mais de 60 dias. "O trâmite é muito mais ágil, um trabalho gigante que o cartório deixa de fazer", reforça o juiz. Atualmente, a Vara Única de Itaiópolis tem aproximadamente mil processos em tramitação no eproc. 
 
O novo sistema tem a preferência do TJSC por garantir a celeridade do processo e ser um modelo mais estável e confiável para servidores, magistrados, advogados, procuradores e demais usuários.

Imagens: Divulgação/Comarca de Itaiópolis
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.