Voltar "Organismos não foram capazes de antever o risco da epidemia", diz reitor em live do TJ

Com a live "Pandemia: impactos políticos, sociais e econômicos na Europa e no Brasil", a Academia Judicial (AJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (AJ/TJSC) inaugurou nesta sexta-feira (12/6) uma série de debates virtuais, os quais ocorrerão daqui para frente sobre os mais variados temas. O primeiro encontro a distância teve como expositores os professores portugueses Antônio Pedro Barbas Homem e Eduardo Vera-Cruz Pinto, ambos da Universidade Europeia, que destacam as transformações da sociedade e do Judiciário na epidemia. O evento é uma parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade Europeia, Universidade de Lisboa e Unileste.

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler, fez a abertura da live transmitida no canal do YouTube (youtube.com/tjscoficial). "O nosso planejamento estratégico foi baseado em informação, integração e inovação. E é isso que estamos realizando hoje. Informando o público a respeito deste momento excepcional, integrando autoridades do Brasil e do exterior e inovando com essa primeira live da Academia Judicial. Convivemos com uma altíssima complexidade de variáveis que a vida nos impõe. Também há uma maior interdependência de fatores que podem alterar a qualquer momento, e isso nos exige muita atenção", afirmou o presidente do PJSC.

Para estabelecer um novo formato de comunicação e distribuição de conhecimento, o diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Paulo Henrique Moritz Martins, ficou responsável pela coordenação do debate. Já o desembargador Pedro Manoel Abreu, que também é docente na AJ, e o professor Wallace Carvalho Costa ficaram responsáveis pela moderação.

O reitor da Universidade Europeia, professor Antônio Pedro Barbas Homem, destacou que vivemos em uma sociedade de risco. "O tema do risco é fundamental para o Direito, mas também é essencial para a temática da previsão e atuação pública. Os organismos internacionais não foram capazes de antever o risco desta epidemia. Diante dos riscos apontados pelo capitalismo, de acordo com relatórios divulgados recentemente, por razões do funcionamento da sociedade e da economia, os cuidados sanitários não são prioridades", anotou o professor português.

Na mesma linha, o coordenador do curso de Direito da Universidade Europeia, professor Eduardo Vera-Cruz Pinto, lamentou a falta de previsão da pandemia da Covid-19 por médicos e políticos. "Fomos todos apanhados de surpresa e nos mandaram para casa à espera de uma vacina. Ficamos em casa três meses esperando uma solução que os políticos esperavam que viesse da ciência. Diante da idolatria da ciência e do catastrofismo dos jornalistas, tivemos uma combinação explosiva. E quem deveria assumir a responsabilidade se omite", observou.

Quem não conseguiu acompanhar em tempo real e quer saber mais da live "Pandemia: impactos políticos, sociais e econômicos na Europa e no Brasil" pode assisti-la no canal do YouTube do TJSC neste link.

 
Próxima live da Academia Judicial do TJSC


Tema: "Lei Geral de Proteção de Dados: vigência e implementação";
Quando: 18 de junho;
Hora: a partir das 20h;
Participações: desembargadora Denise de Souza Luiz Francoski, que é a coordenadora do Comitê Gestor de Proteção de Dados (CGPD); advogado e PhD em Direito Civil Danilo Doneda; e diretor de Inovação e Ensino da Smart3, advogado Walter Aranha Capanema;
Onde: Canal do YouTube do TJSC (youtube.com/tjscoficial).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.