Voltar "Precisamos estar unidos", diz Roesler sobre volta gradual dos trabalhos presenciais

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler, abriu a reunião do Comitê Interinstitucional de Acompanhamento da Covid-19 nesta quarta-feira (2/9) convocando as instituições integrantes do sistema de Justiça a promoverem um esforço conjunto no período que antecede a retomada gradual das atividades presenciais.

O cenário da pandemia no Estado, lembrou o presidente, será reavaliado no próximo dia 14 de setembro. Nessa data, o corpo diretivo do PJSC poderá confirmar a previsão do retorno gradual no dia 28 de setembro ou sua antecipação para o dia 21. Embora os painéis de monitoramento apontem uma queda relativa dos indicadores epidemiológicos, Roesler destacou a importância de manter as medidas preventivas no momento, de modo a conciliar a maior segurança com o menor risco possível.

"Vamos manter firme o nosso propósito em relação à segurança. Sempre com o olhar voltado para o retorno gradual, que será enfrentado mais à frente. Para isso, precisamos estar unidos nesse propósito. Vamos ter que estabelecer uma unidade muito bem trabalhada para que possamos governar bem os desafios que virão", anunciou o presidente. O movimento de retomada gradual, observou Ricardo Roesler, deverá contar com protocolos de saúde unificados e orientações às unidades judiciárias.

A manifestação recebeu o apoio dos representantes dos demais órgãos que integram o comitê. "Nos sentimos muito seguros com a condução de vossa excelência, do corpo diretivo do Tribunal, compartilhando as responsabilidades e o cenário de modo muito transparente. Todos estamos angustiados por uma retomada, mas compreendemos que o momento é de transição. Exige cautela, cuidados e critério, como vossa excelência e todos os colaboradores da sua gestão têm nos subsidiado. Seremos parceiros ao trabalharmos em conjunto nessa jornada", afirmou o procurador-geral de Justiça, Fernando Comin.

Na oportunidade, o defensor público-geral do Estado, João Joffily Coutinho, reforçou o reconhecimento à gestão do Judiciário no período de pandemia. "O trabalho do Judiciário tem sido notável nesse período, inclusive com a oportunidade de todas as instituições participarem do processo de decisão, o que é muito válido para nós", agradeceu.

Representando a OAB/SC, o secretário-geral da entidade, Eduardo de Mello e Souza, externou o anseio da classe dos advogados pela breve retomada das atividades presenciais e a expectativa de que o retorno seja viável no dia 21.

Reconhecimento ao trabalho da Corregedoria-Geral de Justiça

Também no encontro desta quarta-feira, o presidente Ricardo Roesler saudou a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins, e o desembargador Dinart Francisco, corregedor-geral do Foro Extrajudicial, pelo Relatório dos 180 Dias de Gestão da Corregedoria-Geral da Justiça. Os cumprimentos foram estendidos aos juízes-corregedores. "Muitos feitos, antes nunca imaginados, foram realizados durante esse período. É um grande avanço, uma grande conquista. A instituição Poder Judiciário agradece pelo trabalho tão bem executado", manifestou Roesler.

Os desembargadores reconheceram os esforços conjuntos para as conquistas alcançadas. "Isto é resultado do trabalho, dedicação e esforço inesgotável dos nossos juízes-corregedores e do nosso corpo funcional que, efetivamente, não têm medido esforços para, mesmo diante da situação de excepcionalidade, dar o seu melhor", apontou Soraya. Dinart lembrou os integrantes do Judiciário, das demais instituições que integram o sistema de Justiça e da classe dos delegatários, interinos e interventores. "Temos seguido o lema da gestão, da Presidência, no sentido de integrar, massificar o diálogo. Só através dessa integração e desse diálogo é que conseguimos realizar muito", avaliou.

Também participaram da reunião os desembargadores João Henrique Blasi (1º vice-presidente do PJSC), Volnei Celso Tomazini (2º vice), Salim Schead dos Santos (3º vice) e Paulo Henrique Moritz Martins da Silva (diretor executivo da Academia Judicial), além de juízes auxiliares da Presidência, diretores, assessores e demais representantes das instituições que integram o Comitê.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.