Voltar "Roda de Conversa" colocará em debate os 13 anos de vigência da Lei Maria da Penha

Violência, racismo, intolerância, religião e empoderamento feminino. Esses são os temas que estarão no debate "Roda de Conversa", que será realizado na próxima quarta-feira (21/8), a partir das 18h, no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Os 13 anos da Lei Maria da Penha estarão no centro desse evento, que vai trazer, além da própria Maria da Penha - que vai se comunicar por meio de videoconferência -, a ialorixá Jaciara Ribeiro; a advogada Rejane Silva Sánchez (presidente da Comissão Estadual da Mulher da OAB-SC); Luciana Telles Rodrigues Rovaris (assistente social e coordenadora do CREMV - Centro de Referência à Mulher em Situação de Violência, em Florianópolis); e Roseli Pereira (coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura da Capital).

A mediação da discussão será feita pela desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).

O encontro faz parte do calendário oficial do "Agosto Lilás", mês da campanha de conscientização e combate da violência contra a mulher, e acontece no local que já recebe a exposição "M. - Meu Lugar na Sociedade", do fotógrafo Gabriel Bonfim, que retrata a história de lutas de mulheres, aberta simultaneamente em três cidades - São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba - além de Florianópolis.

Para a desembargadora Sommariva, o debate "vem em um momento muito triste e oportuno, em que o número de feminicídios vem crescendo em todo o país". Assim, ressalta, "é importante que toda a sociedade se mobilize e discuta sobre este problema que permeia nossas famílias e prejudica toda uma sociedade, visando encontrar meios eficazes de enfrentamento da violência doméstica".

Além da participação da baiana Jaciara Ribeiro, que foi fotografada por Gabriel Bonfim e faz parte da sua exposição, o encontro vai trazer a cantora Andréia Marques, também fotografada por Gabriel. Na capital catarinense, as fotografias de Gabriel abrem o debate. "Busquei resgatar a história de luta de cada uma das minhas convidadas a partir de onde as fotografei", destaca o artista. "É como se ao retratá-las ali pudéssemos ressignificar aquele espaço e, assim, como protagonistas de suas próprias histórias, elas retomariam o seu lugar na sociedade que as marginalizou", conta Gabriel.

 A "Roda" conta com o apoio da Cevid e vai reunir, segundo seus organizadores, cerca de 400 pessoas. A campanha do "Agosto Lilás", na Capital, foi instituída oficialmente por meio da sanção de lei municipal no dia 7 de agosto. A data é simbólica. No mesmo dia, em 2006, foi sancionada a Lei Federal 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha. Essa lei marcou uma importante conquista de combate à violência contra as mulheres em todo o país. 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-TJ
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.