Voltar 1º Juizado Especial Cível de Chapecó completa dois anos de atuação junto à Unochapecó

A comarca de Chapecó e a Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) comemoram neste mês os dois anos da exitosa experiência de instalação do 1º Juizado Especial Cível exclusivamente nas dependências daquela instituição de ensino superior. Ter uma unidade do Judiciário no espaço acadêmico, aliás, sempre foi uma aspiração do corpo docente e discente da universidade. Recentemente, a unidade recebeu uma Sala da OAB para acomodar os advogados que acompanham as partes em audiências.

O local conta com cinco salas de audiências que podem atender simultaneamente. A equipe é composta por um juiz titular, um residente judicial, três assessores jurídicos, três estagiários e dois voluntários. O reforço vem através dos dois grupos de dez acadêmicos do curso de Direito da Unochapecó. Os estudantes contam com a supervisão de dois professores. A unidade recebe aproximadamente 300 novos processos a cada mês. Em 2019, foram 2.589 novas ações.

O juiz André Alexandre Happke, titular do 1º Juizado Especial Cível, enaltece o interesse da universidade em auxiliar o Poder Judiciário. "A ajuda que recebemos para o andamento das ações que tramitam na unidade garante a celeridade da resolução dos casos. Em contrapartida, dividimos com os acadêmicos a experiência jurídica real e diária contribuindo para a formação destes futuros juristas", destaca Happke.

O magistrado lembra ainda da Oficina de Sentenças realizada naquela unidade. Com auxílio dos assessores, os acadêmicos pesquisam e elaboram minutas de sentenças, espécie de sugestão de sentença ao magistrado. O juiz, então, revisa o documento e assina. A oficina iniciou no primeiro semestre de 2019. "Com isso eles aprendem, no estágio de prática da faculdade, não apenas a fazer petições, como normalmente acontece, mas também sentenças", enfatiza Happke.

Atualmente, a instituição de ensino possui seis mil estudantes no curso de Direito. "Ter uma Vara atuando na universidade aproxima a instituição educacional da comunidade. Além disso, nossos acadêmicos têm a oportunidade da prática jurídica", avalia a coordenadora do curso, Andréa de Almeida Leite Marocco, que reforça a intenção da Unochapecó em abrigar uma unidade completa, inclusive com cartório. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Chapecó
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.