Voltar 1ª Vara Criminal da Capital: 27 audiências de réus presos por videoconferência em junho

A 1ª Vara Criminal da comarca da Capital realizou, ao longo do mês de junho, 27 audiências de processos com réus presos, quando ouviu mais de 125 pessoas, todas através do sistema de videoconferência disponibilizado pelo PJSC. Uma das audiências, inclusive, que contou com seis réus e envolveu três unidades prisionais simultaneamente, possibilitou a realização de toda a instrução criminal por meio de videoconferência. Dessa forma, o ato dispensou a presença física do magistrado, Ministério Público, defesa e testemunhas.

O juiz Marcelo Carlin, titular da unidade, destacou a importância da celeridade da tramitação dos processos com réus presos mesmo durante a pandemia, e a evolução da qualidade dos trabalhos a partir dos sistemas tecnológicos disponíveis. "O resultado positivo foi elevado pelo nível de engajamento e colaboração de todos os envolvidos entre servidores, estagiários, Ministério Público, Defensoria Pública e unidades prisionais. Os estagiários ficaram um pouco apreensivos com essa mudança, mas depois dessa maratona de audiências estão perfeitamente adaptados para auxiliar na realização dos atos", analisou.

A chefe de cartório da unidade, Luiza Gonçalves, frisou que desde o início da pandemia a vara passou por um constante processo de adaptação à nova forma de trabalho, especialmente para realização de audiências, haja vista a necessidade de manutenção da segurança e saúde de todos.

Imagens: Divulgação/Comarca da Capital
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.