Voltar 20 anos depois, IHG de Santa Catarina volta a receber um magistrado em seus quadros

A Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) recebeu nesta semana, da Comissão de Gestão da Memória (CGM), chefiada pela desembargadora Haidée Denise Grin, a notícia de que o juiz catarinense Márcio Schiefler Fontes, titular da comarca de Joinville e membro da comissão, foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) e teve o nome homologado, pela Mesa Diretora, para compor os quadros da instituição centenária, fundada em 1896, como membro efetivo. Contam-se mais de 20 anos da última vez que um magistrado em atividade integrou o IHGSC.

Atualmente, o juiz atua na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), na gestão da ministra Rosa Weber, na segunda vez que é chamado a colaborar com o STF - a primeira foi em 2013, como auxiliar do ministro Teori Zavascki, até o desastre aéreo que o vitimou em janeiro de 2017. De 2017 a 2019, foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e integrou o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), representando o Poder Judiciário.

Desde 2018, Schiefler é conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), principal órgão de assessoramento técnico do Ministério da Justiça e Segurança Pública e que preside desde o ano passado, período em que acompanhou a destinação e execução de recursos federais do Fundo de Direitos Difusos na restauração de bens de valor histórico em municípios de diversas regiões catarinenses, como Laguna (Clube Congresso), Joinville (Museu da Imigração), Canoinhas (Complexo Ferroviário), Itaiópolis (Moinho Kollross) e Florianópolis (fortalezas da Ilha).

Schiefler é juiz de direito em Santa Catarina há 17 anos. Já atuou nas comarcas de São José, Descanso, Turvo, Canoinhas, Tubarão e Joinville, onde é titular da 4ª Vara da Fazenda Pública e cooperador da Vara do Tribunal do Júri. No último ano, sem prejuízo da jurisdição em Joinville, atuou também como juiz instrutor da Vice-Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), exercida pelo ministro Jorge Mussi.

Com estudos sobre história do Brasil e estruturação do Poder Judiciário publicados no país - inclusive pela Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (IHGB) - e no exterior, o novo membro efetivo do IHGSC é bacharel em direito e mestre em letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e frequentou diversos cursos em instituições jurídicas nacionais e estrangeiras. A posse está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro, em sessão solene na sede do instituto, a Casa José Boiteux, prédio histórico no centro da capital.

Clique aqui para visualizar o documento.

Imagens: Divulgação/IHGSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.