Voltar 3ª Turma de Recursos de Chapecó realiza sessão didática em campus universitário

A sessão de julgamentos da 3ª Turma de Recursos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), instalada na comarca de Chapecó, foi diferente na última sexta-feira (9/8). Os trabalhos foram realizados no auditório de uma instituição de ensino superior, em Chapecó. Esta foi a primeira vez que a sessão aconteceu fora do fórum. Acadêmicos de todas as fases do curso de Direito da Uceff Faculdades, unidades de Chapecó e Itapiranga, acompanharam a votação dos processos previamente pautados, referentes às áreas cível, criminal e fazendária.

O presidente da turma recursal, juiz Juliano Serpa, que também atua no 2º Juizado Especial Cível da comarca, ressaltou que a pauta foi cuidadosamente selecionada para o momento a fim de oportunizar a melhor experiência possível aos acadêmicos. "Os processos discutidos abrangiam as áreas cível, criminal e fazendária. A pauta foi reduzida para que pudéssemos realizar uma sessão didática. Foi uma experiência interessante para eles e para nós", destacou o magistrado. A equipe estava composta ainda das juízas Maira Salete Meneghetti (4ª Vara Cível) e Surami Juliana Santos Heerdt (Vara da Infância e Juventude), do secretário Jean Claude Dilda e do técnico em informática Marcos Ramos Terra. O representante do Ministério Público de Santa Catarina foi o promotor Rafael Mozzer.

Para o diretor-geral da universidade, Leandro Sorgato, é o início da parceria da instituição com o Poder Judiciário da região, já que o curso de Direito em Chapecó está na primeira turma. Na unidade de Itapiranga o curso atua há 13 anos, e os acadêmicos deslocam-se com frequência até Chapecó para acompanhar as votações. "É uma oportunidade para os acadêmicos aprenderem mais e vivenciarem uma sessão de julgamentos em segundo grau", acrescentou o coordenador do curso em Itapiranga, Diego Albrecht. O coordenador do curso em Chapecó, Eduardo Destri Schwengber, também acompanhou os trabalhos.

A 3ª Turma de Recursos do TJSC atende, além da comarca de Chapecó, outras 33 comarcas do meio-oeste até o extremo oeste do Estado. O trabalho do grupo envolve processos cíveis em que o valor da causa não ultrapassa 40 salários mínimos, ações criminais referentes a crimes de menor potencial ofensivo e, ainda, demandas fazendárias com valores de até 60 salários mínimos.

 

 

 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa Uceff Faculdades
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.