Voltar 3ª Vice-Presidência encerra o ano de 2020 com legado de produção e criatividade

O desembargador Salim Schead dos Santos, 3º vice-presidente do TJSC, divulgou nesta sexta-feira (18/12) os resultados obtidos neste seu primeiro ano de gestão. "Registramos uma expressiva produtividade", resumiu o magistrado. Foram distribuídos 12.141 recursos no período, e apreciados 11.283. A média mensal de saídas foi de 1.025 processos. "Este resultado se mostra expressivo ao levar em conta a pandemia e a necessária adaptação ao trabalho em sistema de home office, mas possível devido à dedicação e comprometimento de nossa assessoria", explica Salim.

Segundo dados obtidos no relatório extraído do sistema SAJ/SG e da busca no sistema eproc, o número total de expedientes produzidos foi de 13.385, que totalizam 10.102 decisões terminativas, 1.661 despachos, 998 decisões interlocutórias e 624 atos ordinatórios.

O 3º vice-presidente relembra que o principal desafio enfrentado neste ano atípico foi planejar e executar novas estratégias em um período de incertezas. Sem saber no início qual seria o tempo de duração e o real impacto da pandemia na produtividade da equipe de trabalho, o exercício mais praticado foi o da flexibilidade e capacidade de reação aos obstáculos que surgiram.

Mesmo recém-eleito para a função, mas ciente de sua missão institucional, o magistrado decidiu que o momento era de construir fortes vínculos com a equipe técnica e demonstrar a todos apoio e segurança nesses momentos de angústia. A opção, a exemplo daquilo que ocorreu no Poder Judiciário como um todo, foi priorizar a proteção da saúde, orientação e acompanhamento da equipe, isolamento de servidores em grupo de risco e elaboração de um plano de trabalho para o desenvolvimento do home office.

Com uma comunicação ágil e transparente a partir da utilização de ferramentas de aproximação disponibilizadas pela tecnologia, a 3ª Vice-Presidência realizou reuniões, estabeleceu diretrizes e efetuou atendimentos, sem colocar em risco a saúde dos envolvidos e com olhos voltados ao cumprimento de suas atribuições.

Alguns passos importantes, segundo Salim, foram dados, entre os quais enumera: continuação da especialização integral das atribuições de análise das matérias de competência do órgão; entrega e operacionalização plena da versão 2.0 do sistema 3VPEX para análise dos requisitos extrínsecos dos recursos especiais e extraordinários; apresentação à Presidência do Tribunal dos projetos de criação formal do NAEX - Núcleo de Análise dos Requisitos Extrínsecos e Saneamento dos Feitos e de reestruturação da equipe de trabalhos; e ampliação do teletrabalho aos colaboradores antes mesmo do período de pandemia.

"De forma positiva, 2020 deixou como legado à 3ª Vice-Presidência a constatação de que é possível o desenvolvimento de soluções ágeis e criativas para a superação de qualquer desafio, com a obtenção de excelentes resultados", garante o desembargador ao concluir seu balanço.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.