352 jovens do Novos Caminhos ingressam no mercado de trabalho no 1º semestre de 2025 - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Programa criado pelo TJSC ajuda adolescentes acolhidos a conquistar autonomia e novas oportunidades
Uma excelente notícia: 352 jovens atendidos pelo programa Novos Caminhos foram encaminhados ao mercado de trabalho em Santa Catarina entre janeiro e junho deste ano. O levantamento, realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), inclui vagas com carteira assinada, estágios e contratos de aprendizagem industrial — o que representa um aumento de 8,13% em relação ao mesmo período de 2024.
Nelson Matheus Hubner Frederico, egresso do programa, diz sem titubear: “Se não fosse o Novos Caminhos, provavelmente eu estaria vivendo nas ruas ou morto”. Ele fez vários cursos de qualificação e hoje é estudante de engenharia no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde foi aprovado em segundo lugar. Além disso, é professor de matemática numa escola pública. “Mais importante que tudo, o Novos Caminhos ajudou na minha adoção tardia, e hoje eu tenho uma família maravilhosa”, diz.
O programa oferece serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 229 instituições que abrigam crianças e adolescentes em Santa Catarina. Para os maiores de 14 anos, a iniciativa viabiliza cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Já os menores de 14 participam de ações voltadas à saúde, ao bem-estar e à educação em contraturno. O objetivo central é estimular a cidadania e promover a autonomia financeira.
Esse preparo é essencial porque, ao completarem 18 anos, os jovens devem deixar os serviços de acolhimento institucional, salvo em casos de reintegração à família biológica. O programa, então, os prepara para que ingressem nessa nova etapa com ferramentas que lhes permitam uma vida digna e independente. Eles foram enviados a esses lares provisórios por medida de proteção porque, em suas famílias de origem, viviam em situação de risco pessoal, social e de vulnerabilidade.
O balanço da FIESC mostra ainda que 667 jovens concluíram cursos de formação profissional no primeiro semestre deste ano — frente a 545 no mesmo período de 2024. Entre os cursos mais procurados estão informática, conserto de eletrônicos, robótica, mecânica de motos, mecânica industrial, costura, marketing e logística.
“Com o Novos Caminhos, o jovem adquire a possibilidade de sonhar”, afirma a desembargadora Rosane Portella Wolff, responsável pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do TJSC. Ela enaltece a evolução da iniciativa, destaca a importância de uma equipe comprometida e lembra que o programa cumpre a missão estabelecida pela Constituição Federal.
Criado em 2013 pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e pela FIESC, o Novos Caminhos foi tão bem-sucedido que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu expandi-lo para todos os estados da Federação, com o objetivo de replicar os resultados obtidos em Santa Catarina.
Além das entidades idealizadoras, o programa agregou novos parceiros em seus 12 anos de existência: a Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag), a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) e o Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC).
Assista ao vídeo para conhecer melhor o programa Novos Caminhos.