Voltar 90 anos do curso de Direito da UFSC: Blasi destaca relação entre TJSC e universidade


 

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), João Henrique Blasi, representou o Poder Judiciário catarinense na sessão solene em comemoração dos aniversários da Universidade Federal de Santa Catarina (62 anos) e de seu curso de Direito (90 anos). A cerimônia foi realizada pelo Conselho Universitário da UFSC na manhã desta terça-feira (13/12), no auditório do Fórum Desembargador José Arthur Boiteux, em Florianópolis. Também participou da solenidade o desembargador aposentado Nelson Schaefer Martins, ex-presidente do TJSC.

Com a palavra, Blasi compartilhou seus vínculos pessoais e de ancestralidade com a instituição. Henrique Rupp Júnior, seu tio-avô, foi um dos fundadores do curso de Direito. Aluizio Blasi, seu tio, foi secretário-geral da UFSC, e seu pai, o professor Paulo Henrique Blasi, dedicou boa parte dos seus 84 anos à causa do Direito e ao ensino jurídico. 

Sua ligação pessoal com o curso de Direito, destacou Blasi, iniciou na condição de aluno da última turma do prédio da rua Esteves Júnior, em 1979. Na época, foi representante discente do Conselho Universitário, além de ter ingressado e concluído todos os créditos no mestrado e pós-graduação.

O presidente do TJSC enalteceu a relação interinstitucional entre o Judiciário e a UFSC, que se expressa fisicamente no fórum-escola e por meio de um convênio firmado na gestão do desembargador Nelson Schaefer Martins, cujo legado já soma seis turmas de mestrado profissional. 

A partir de 2023, anunciou Blasi, também será formada uma turma de doutorado profissional dirigida a magistrados e servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina. "Tenho a mais rematada convicção de que a Universidade Federal de Santa Catarina vive e convive no seu dia a dia com a dialética pedagógica muito bem definida por Paulo Freire: do professor que aprende ao ensinar e do aluno que ensina ao aprender. O Poder Judiciário e o Tribunal de Justiça de SC muito têm aprendido com a Universidade Federal. Portanto, somos devedores da gratidão à nossa universidade em relação à miríade de magistrados e servidores que tiveram aqui sua formação jurídica e humanística e que buscam exercer a tarefa de fazer justiça, que outra coisa não é senão buscar dar a cada um aquilo que efetivamente é seu", concluiu.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.