Voltar Academia, através de pesquisa, vai amparar e subsidiar trabalho do GT Mulheres no PJSC

Recém-criado, o Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) "Participação Institucional Feminina", deferido pela Academia Judicial em julho deste ano, já começa a movimentar-se no sentido de obter subsídios para sua pesquisa inaugural, que tratará do tema "Mulheres e Carreiras: um diagnóstico participativo de gênero no Poder Judiciário de Santa Catarina".

Para tanto, nas últimas semanas, integrantes do NEP mantiveram reuniões com grupos congêneres de outras instituições no Estado. De início, participaram de reunião com a professora Grazielly Alessandra Baggenstoss, coordenadora do Lilith - Núcleo de Pesquisas em Direito e Feminismos da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC- CNPq.

Dela, receberam convite para participar dos encontros promovidos pelo Lilith, com o objetivo de buscar novos elementos capazes de aprofundar estudos para a pesquisa, assim como facilitar o acesso a textos e obras.

Na sequência, o NEP foi conhecer a metodologia e o resultado de pesquisa que trata da igualdade de gênero no Poder Executivo, realizada pela professora e doutora Helena Salles (UFSC), em encontro que contou com a participação da presidente do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres no PJSC, Marilande Fatima Manfrin Leida.

A pesquisa proposta pelo NEP, com prazo de duração de até dois anos, objetiva realizar levantamento de dados sobre a ocupação, por mulheres, dos cargos de gestão no Poder Judiciário de Santa Catarina, com vistas no desenvolvimento de ações que assegurem a igualdade de gênero no ambiente institucional.

O trabalho pretende contribuir e repassar subsídios ao GT Mulheres no PJSC. O Núcleo de Estudos e Pesquisas é integrado pela juíza Ana Luísa Schimdt Ramos e pelos servidores Michelle de Souza Gomes Hugill, Andre Pacheco, Ivone Ester Vidal Borges e Valfrida de Oliveira, sob a coordenação da também servidora Elizete Lanzoni Alves, professora e doutora em Direito.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/NEP
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.