Voltar Academia Judicial e Enfam iniciam curso de formação inicial de 26 juízes substitutos

A Academia Judicial - AJ deu início nesta semana às atividades do módulo nacional do Curso de Formação Inicial da Magistratura do Estado de Santa Catarina, para vitaliciamento dos 26 novos juízes substitutos que tomaram posse na última sexta-feira (13/7). O conteúdo nesta primeira semana de aulas é todo organizado pela Escola Nacional de Formação de Magistrados - Enfam.

Até sexta-feira (20), a equipe da Enfam e formadores de cinco estados do Brasil (SC, RS, PR, SP e RJ) ministrarão aulas sobre diferentes matérias como fase introdutória do programa para vitaliciamento dos novos juízes substitutos. O tema de abertura, intitulado "O Juiz Contemporâneo", foi conduzido pelo desembargador Eládio Luiz da Silva Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, e pela juíza Mônica Elias de Lucca (TJSC). No período vespertino da segunda-feira (16), a magistrada e o desembargador Jayme Wengartner Neto (TJRS) exploraram a temática "Ética e Humanismo".

Serão abordadas, nos próximos encontros, questões importantes para a formação dos novos juízes, tais como justiça restaurativa, mediação e conciliação, infância e juventude, controle de convencionalidade, questões raciais e de gênero, proteção de vulnerável e direitos humanos. Na semana seguinte, a AJ assumirá a programação do curso com atividades que incluem teoria, prática supervisionada e visita a instituições, desenvolvidas ao longo de três meses.

Imagens: Divulgação/Academia Judicial
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.