Voltar Acadêmicos de Direito fazem júri simulado nas dependências do Fórum de Criciúma

O Salão do Júri da comarca de Criciúma recebeu, nesta semana, uma sessão de julgamento com proposta diferenciada. Ao invés de um caso de crime real em julgamento, o único objetivo do ato era promover o conhecimento de seus participantes. Para isto, estudantes de Direito da Faculdades Esucri, de Criciúma, puderam utilizar do ambiente e estrutura do Fórum Desembargador Euclides de Cerqueira Cintra para colocar em prática o que aprenderam através de um júri simulado.


 

De acordo com a professora Aline Marques, que conduziu os trabalhos, a atividade teve como propósito aproximar teoria e prática e possibilitar uma experiência além da sala de aula. “Foi um grande diferencial o uso das dependências do fórum. Certamente uma experiência que ficará marcada na vida acadêmica dos alunos e alunas”.

A simulação envolveu a turma de estágio I na figura de acusação e defesa e a turma de processo penal II no corpo de jurados. “O objetivo foi proporcionar uma experiência prática com simulação de um julgamento real, proporcionando o desenvolvimento da oratória, trabalho de equipe, conhecimento estratégico e organizacional”. O ato, que aconteceu na noite da última segunda-feira (13/6), durou quase três horas e foi aberto para que familiares, amigos e outros estudantes pudessem assistir.


 

Segundo a docente, o grande diferencial da atividade é que ela foi realizada nas dependências do fórum, numa forma de proporcionar um ambiente jurídico e real às turmas. “Nesse sentido, é preciso agradecer ao Poder Judiciário da comarca de Criciúma pelo pronto atendimento do pedido de empréstimo do Salão do Júri, com um atendimento extremamente receptivo dos servidores e magistrado diretor do foro”.

Ouça o nosso boletim.

Imagens: Divulgação/Comarca de Criciúma
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.