Voltar Acadêmicos de Direito realizam sessão de júri simulado na comarca de Joinville

O auditório do Tribunal do Júri da comarca de Joinville transformou-se em uma extensão da sala de aula para acadêmicos de Direito da Universidade Católica, que realizaram no local um júri simulado sobre um caso de homicídio no sistema carcerário.

O objetivo foi proporcionar aos estudantes a vivência real de um júri popular, de forma a estimular a expressão oral e a persuasão por meio da linguagem. “A atividade integra a disciplina de Prática Jurídica Penal. A experiência foi muito rica, os alunos incorporam os papéis, reproduziram os exemplos que assistiram no dia do júri real. Agora retornaremos à universidade para debater ponto a ponto sobre tudo que foi feito. Pois este é o momento de acertar e errar”, ressalta a professora Helena Schiessl Cardoso, professora responsável pela turma.


 

Os alunos do 9º período dividiram-se entre os papéis de magistrado, promotor, defesa, oficial de justiça, testemunhas e do réu. Já dos alunos do 2º período, que não tiveram acesso prévio aos autos, formaram o Conselho de Sentença.

“Com certeza realizar um júri no ambiente forense é uma experiência que marca a trajetória acadêmica. Pela desenvoltura apresentada hoje, acredito que teremos em breve futuros grandes juristas”, comentou o servidor Fabrício Antunes Matiola, chefe da Secretaria do Foro da comarca de Joinville.

No julgamento real, os dois acusados foram condenados a 46 e 42 anos de prisão, em regime fechado, ambos sem direito a recorrer em liberdade, por duplo homicídio, com requintes de crueldade. Os homicídios foram registrados no interior do Presídio Regional de Joinville, quando os detentos já estavam recolhidos para pernoitar. As vítimas foram atingidas com diversos golpes de faca. Já no júri simulado, o Conselho de Sentença absolveu os réus.

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.