Voltar Ação de Graças na Capela Ecumênica do TJ celebra o Dia de Santa Catarina de Alexandria

A memória de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado barriga-verde, foi celebrada nesta quinta-feira (24/11) com a realização de um serviço de Ação de Graças na Capela Ecumênica de Santa Catarina, do TJSC.

A solenidade teve a condução de Dom Iosif, arcebispo metropolitano de Buenos Aires, primaz e exarca da América do Sul - Patriarcado Ecumênico, na companhia de outras lideranças da Igreja Ortodoxa. A comitiva foi recebida pelo presidente em exercício do TJSC, desembargador Getúlio Corrêa, junto da desembargadora Haidée Denise Grin, que preside a Comissão de Gestão de Memória do PJSC. Também estiveram presentes o desembargador aposentado Francisco Xavier Medeiros Vieira, responsável pela construção da capela durante sua gestão na Presidência do TJSC, e os desembargadores Sérgio Antônio Rizelo e Carlos Alberto Civinski.


 

A recepção ao arcebispo marcou mais uma homenagem ao Dia de Santa Catarina de Alexandria, comemorado nesta sexta-feira (25/11). Nascida no ano 287 em Alexandria, no Egito, Catarina era filha do imperador Costes e da imperatriz Sabinela. Trazidas do Egito pelo saudoso padre grego ortodoxo Angelos Kontaxis em 1999, suas relíquias estão custodiadas na Capela do TJSC.

No encontro, Dom Iosif lembrou a importância da data e o que sua celebração simboliza. "As relíquias representam a presença física da santa entre nós. Para nós é um motivo de orgulho celebrar a memória da padroeira da Igreja Ortodoxa e do Estado", anunciou.


 

Guiados pelo desembargador Getúlio Corrêa e pela desembargadora Haidée, os visitantes puderam conhecer a exposição temporária dedicada a Santa Catarina de Alexandria no TJSC. Após uma breve cerimônia na Capela Ecumênica, foi realizado o traslado das relíquias da padroeira do Estado de Santa Catarina até a Igreja Ortodoxa São Nicolau.


 

Exposição

O Poder Judiciário de Santa Catarina expõe três quadros que ilustram Santa Catarina pelo olhar de dois renomados artistas catarinenses: Rodrigo de Haro e Vera Sabino. As obras podem ser contempladas na sala anexa ao auditório Ministro Teori Zavascki do TJSC, ao lado do Museu do Judiciário.


 

Os quadros pertencem ao acervo da Casa d'Agronômica, residência oficial do governador do Estado, mas foram cedidos temporariamente a pedido da desembargadora Haidée Denise Grin.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.