Voltar Ações preventivas ao câncer de mama espalham-se pelas comarcas do Estado
Na segunda semana da campanha de combate e prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, as comarcas mostram-se cada vez mais engajadas na causa. E não são apenas fotos de equipes vestindo a cor da campanha ou a decoração temática nos fóruns. O principal mote da campanha nas diversas comarcas tem sido a disseminação da informação.
 
A Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça lançou um fôlder em que destaca comportamentos importantes na prevenção do câncer de mama e disponibiliza uma imagem do laço rosa para ser baixada e utilizada em perfis de redes sociais.
 
Na comarca de Fraiburgo, foi realizado o II Ciclo de Palestras com temas alusivos à campanha como a saúde física e psicológica da mulher. Já a comarca de Timbó reuniu-se com a Rede Feminina de Combate ao Câncer para a realização de uma palestra, para todo o seu público interno, sobre prevenção da doença e meios de diagnóstico. Segundo a magistrada Fabíola Duncka Geiser, o momento foi memorável, pois reuniu todas as mulheres da comarca para tratar de um assunto de extrema importância. "Saímos da palestra sensibilizadas a ter uma vida mais saudável, a cuidar mais de nós mesmas e, ainda, tivemos uma linda demonstração do trabalho abnegado e acolhedor da Rede Feminina na nossa região", expressou a juíza.
 
A decoração é um lembrete a mais. O Fórum Universitário da comarca de Blumenau ganhou pela primeira vez iluminação noturna em cor-de-rosa. Internamente há distribuição de laços rosa para que as mulheres que passam ou trabalham no local lembrem-se da importância do autoexame para a prevenção. "É um ato simbólico desta luta", enfatiza Cristina Augusta Zendron, chefe da secretaria do Fórum. Em Porto Belo, foi a secretária Adalgisa Maria Ferreira Clemer quem se ocupou da decoração - ela ainda prevê palestra temática a ser realizada este mês na comarca.
 
Em Itaiópolis, o juiz Gilmar Nicolau Lang expediu ofício ao secretário de saúde e ao prefeito municipal a fim de buscar parcerias para outras ações preventivas programadas para o dia 27 de outubro, o chamado "Dia D" na comarca. A ideia é realizar atividades juntamente com as equipes de saúde da comunidade para reflexão sobre a saúde integral das mulheres.
 
Mas a campanha de prevenção não se limita ao mês de outubro. Em Lages, a servidora Angelita Aparecida Barroso confecciona as Almofadas do Coração, que são doadas ao Cepon da região e da capital catarinense. A repercussão do seu trabalho tem sido tão positiva que Angelita já tem até entrevista marcada a um canal de televisão da localidade.
Imagens: Divulgação/TJ-Comarcas
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.