Voltar Acolhimento, integração e sororidade marcam novo ciclo do Programa Mães do Judiciário

O Programa Mães do Judiciário promoveu, em abril, uma nova série de encontros virtuais com o objetivo de integrar, acolher e fomentar o diálogo entre as genitoras do Poder Judiciário catarinense. Em seis sessões, 37 participantes puderam partilhar experiências e debater sobre os mais variados temas: da carreira à amamentação, do trabalho não presencial aos desafios da maternidade em tempos de pandemia. O projeto será representado no programa Palavra do Presidente desta quinta-feira (6/5).

Um dos encontros reuniu cinco magistradas, na companhia de seus filhos, a fim de experimentar um momento  especial de entrega e de troca sobre o maternar, a qualidade de vida e as responsabilidades próprias da profissão perante a instituição e a sociedade. Para a juíza auxiliar da Presidência e patrocinadora da iniciativa, Carolina Ranzolin Nerbass, esta é uma iniciativa muito eficiente na sua finalidade: "Encontrar um ambiente acolhedor para tratar de assuntos tão sensíveis, como falar do difícil equilíbrio entre as funções de ser mãe e magistrada em tempo integral, saber se dividir entre elas e encontrar a felicidade sem culpa em cada uma dessas nobres missões, é um dos objetivos do Programa Mães do Judiciário, o qual, acredito, foi alcançado com pleno êxito."

A diretora de Saúde, Graciela de Oliveira Richter Schmidt, aponta que "a maternidade é um momento muito especial, mas bastante desafiador, na vida de uma mulher. E desejamos que cada colaboradora possa contar com todo o apoio da instituição para que as necessidades de mamãe e mulher possam estar em harmonia com suas atividades de trabalho".

Representando a Administração do Tribunal de Justiça, o programa contou com a presença da juíza auxiliar da Presidência Carolina Ranzolin Nerbass; do juiz coordenador de Magistrados, Rafael Germer Condé; do coordenador do Gabinete da Presidência, Cleon Bassani Ribas; do diretor de Gestão de Pessoas, Rafael Giorgio Ferri; da diretora de Saúde, Graciela de Oliveira Richter Schmidt; e da psicóloga Juliana Schlickmann Barcelos, além das moderadoras, convidadas e algumas servidoras mães que participaram dos encontros em 2020.

Para mais informações, acesse a página do Programa Mães do Judiciário. Em caso de dúvidas, envie e-mail para dgp.maesdojudiciariopjsc@tjsc.jus.br

Confira outros relatos das participantes deste ciclo:

"Eu amei o encontro! Foi muito rico poder compartilhar experiências com outras mamães! Tão bom saber que não estamos sós nessa difícil,  porém incrível e cheia de amor, jornada da maternidade." 
- Gabriela Eliana Schattenberg, assessora jurídica, comarca de Ibirama

"Agradeço o convite e a preocupação institucional em olhar para as mamães. Foi uma delícia o evento. Estamos mesmo precisando dessa conversa e do compartilhamento de experiências e angústias. A maternidade não é fácil, mas transformadora. E poder dialogar sobre isso alivia as culpas e aumenta a confiança de lutar pelo bem estar dos nossos pequenos. Parabéns pela iniciativa e pelo Programa!"
- Janaína Alexandre Linsmeyer Berbigier, juíza de direito da comarca de Descanso

"Foi muito bom poder compartilhar experiências e vivências de algumas mães. O encontro foi muito rico e acolhedor. Parabéns para a equipe do Programa Mães do Judiciário."
- Patrícia Rezende Ribeiro, técnica judiciária auxiliar, Secretaria do Tribunal de Justiça

"Participar do encontro foi uma experiência muito interessante. Compartilhar com outras profissionais do Direito as alegrias e os desafios da maternidade em um período sui generis como o que estamos vivendo me proporcionou momentos de grande emoção e também de reflexão sobre a necessidade de ter um olhar mais empático comigo e com outras mães. Agradeço a oportunidade e desejo que essa importante iniciativa se perpetue."
- Thaise Siqueira Ornelas, juíza de direito da comarca de Curitibanos

"Agradeço a oportunidade de participar dos encontros, sempre tão ricos e acolhedores. Nesta época de pandemia em que nos sentimos tão 'carregadas', este programa veio para trazer leveza e, principalmente, nos fez sentir que o Poder Judiciário está preocupado com nosso bem-estar e de nossa família. Obrigada pelo carinho." 
- Cibelene Piazza Ferreira, assessora da Cevid, Secretaria do Tribunal de Justiça

"O encontro foi maravilhoso, uma troca de experiências incrível. Sozinhas, às vezes (quase sempre (risos) passamos momentos pensando que somos as únicas que sofremos com essa mudança repentina de nosso cotidiano e nos vemos tendo que resolver todas as questões do trabalho estando em casa, com os filhos chamando e querendo nossa atenção a todo momento. Foi um momento muito importante para ver que não estamos sozinhas, que muitas mães também estão passando pelo desafio diário de 'tentar dar conta de tudo' e que nem sempre conseguimos. E que 'tudo bem se não damos conta de tudo', isso não é o fim do mundo, pois somos, além de magistradas, humanas, mães. E entre erros e acertos fazemos o possível para dar nosso melhor tanto no trabalho como cuidando das pessoas mais importantes da nossa vida: nossos filhos. Muito grata por esse olhar humanizado de toda equipe do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, casa que tenho orgulho de pertencer. Um grande abraço a toda equipe e colegas que participaram do evento, vocês foram incríveis." 
- Marciana Fabris, juíza de direito da comarca de Xaxim

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.