Voltar Adiada pelo mau tempo, comarca de Ibirama promoverá visita aos xoklengs neste sábado

Trilha da Sapopema será atração

A anunciada visita de servidores da comarca de Ibirama até a aldeia Bugio, terra indígena Laklãnõ/Xokleng, reserva indígena de José Boiteux, que integra a programação da X Semana do Meio Ambiente do Poder Judiciário, vai acontecer no próximo sábado, dia 15 de junho. Inicialmente prevista para 1º de junho, a programação teve de ser transferida por conta do mau tempo na região naquela oportunidade. Agora, com previsão de sol e temperaturas amenas, a Trilha da Sapopema está confirmada.

Em linguagem indígena, sapopema significa a raiz tubular que cerca o tronco de diversas árvores. Com extensão de 1,8 mil metros, a trilha fica em uma área remanescente de Mata Atlântica, com altitude entre 900 e 950 metros acima do nível do mar. Além da trilha, esclarece Ilson Sedlacek, chefe de secretaria do foro e um dos organizadores do evento, serão realizadas outras atividades integradas com os indígenas, como visitas à cabana Laklãnõ Xokleng e ao memorial da aldeia, oportunidade para conhecer mais sobre artesanato indígena; pratos típicos, como o Kapug; e canções e histórias no idioma indígena.

Outra unidade judicial catarinense que integrou a programação da X Semana do Meio Ambiente, e colheu bons resultados, foi a comarca de Timbó. Lá foram registradas a doação de 40 mudas de árvores frutíferas, devolução ao almoxarifado de uma caixa de arquivo de materiais em boas condições de uso e de uma caixa com material inservível destinado à reciclagem. Foram proferidas ainda duas palestras durante a Semana, com informações sobre os projetos "Nosso Amigo" e "Associação Protetora de Animais Refúgio Animal", desenvolvidos por entidades parceiras do meio ambiente na região.

Imagens: Divulgação/Comarca de Timbó
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.