Adolescentes conhecem indústria de reciclagem e se inspiram com exemplos reais - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Adolescentes conhecem indústria de reciclagem e se inspiram com exemplos reais

Visita à Total Pet alia educação ambiental, empatia e oportunidades de empregabilidade

31 Julho 2025 | 15h14min

O que uma simples garrafa PET pode ensinar sobre meio ambiente, responsabilidade social e futuro profissional? Para os adolescentes em acolhimento institucional no Alto Vale do Itajaí, a resposta veio durante uma imersão na indústria Total Pet, referência nacional em reciclagem. A visita técnica, promovida na última semana, dia 23 de julho, pelo Programa Novos Caminhos, transformou curiosidade em aprendizado e mostrou como o descarte consciente pode ser sinônimo de oportunidade.

A atividade reuniu 31 participantes, com idades entre 12 e 18 anos, das unidades de acolhimento de Taió, Rio do Oeste, Rio do Sul, Trombudo Central e Presidente Getúlio. Durante a visita, eles acompanharam de perto o processo de reaproveitamento de garrafas PET, desde a chegada do material, proveniente de aterros sanitários e associações de catadores, até sua transformação em uma matéria-prima chamada “flake”, utilizada para produzir novos produtos como fitas de arquear, embalagens para morangos e ovos e pedais de bicicleta.

A receptividade da Total Pet foi um destaque. “Eles foram super-receptivos desde o começo. Fizeram questão de entender quem eram os jovens, prepararam um lanche e selecionaram nomes daqueles que se destacaram por interesse e engajamento. Chegaram a mencionar a possibilidade de estágio. Foi uma abertura real para o diálogo com o futuro desses adolescentes”, compartilha a interlocutora do Novos Caminhos pela Fiesc, Cristiana Dulcimar Baldissara de Paris.




Ela conta que um dos momentos mais simbólicos foi o depoimento espontâneo de uma jovem colaboradora da empresa, ex-aprendiz, que compartilhou sua trajetória com os visitantes. “Ela comentou sobre a importância de buscar oportunidades de qualificação profissional e o primeiro emprego para a autonomia. Disse que era muito tímida e, com o trabalho e a ajuda dos colegas, foi ganhando confiança e hoje, além de contratada da empresa, nítido o seu crescimento não só profissional, mas pessoal também. Os adolescentes ouviram alguém da mesma idade falando a mesma língua, o que gerou conexão e inspiração imediata”, relata Cristiana.

A pedagoga Gilmara Cristina Schmitz Lopes dos Santos, do Instituto Lar da Menina, também acompanhou a visita e destacou o impacto coletivo: “Foi além de uma visita, foi uma troca de conhecimento incrível. Saber que uma garrafa pode se tornar tantas coisas, que uma simples tampinha pode ser transformada em materiais utilizáveis novamente. Além de tudo, o mais surpreendente foi que os adolescentes tiveram a conscientização de que a garrafa sozinha, sem nossa ajuda, é só uma garrafa que vai poluir o solo. Mas a garrafa descartada no lugar certo pode voltar a ser um objeto útil”, reforça, ao contar que retornaram discutindo o que aprenderam e dividindo com aqueles que não participaram da visita.


 

Para Patricia Perini Munzfeld, da Associação Mover Caminhos, o encontro foi transformador e muito produtivo. “Eles adoraram a oportunidade de conhecer de perto o processo de reciclagem e se encantaram com o universo da sustentabilidade. Foi um momento de aprendizado significativo, que ampliou a visão de futuro dos jovens e despertou neles o interesse por temas como meio ambiente, responsabilidade social e possibilidades profissionais”, enfatiza.

Atualmente, a Total Pet recicla cerca de 20 milhões de garrafas por mês. Ao longo de sua trajetória, mais de 3 bilhões de unidades já foram retiradas do meio ambiente, um impacto que ganha ainda mais sentido ao inspirar jovens a fazerem parte dessa transformação. Mais do que entender o funcionamento de uma indústria, os adolescentes puderam vivenciar uma experiência de educação ambiental e cidadania. Segundo as equipes, muitos deles demonstraram interesse em levar práticas de reciclagem para os lares e até manifestaram o desejo de trabalhar na área.


 

Imagens: Imagens: Divulgação, Fiesc
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080