Voltar Adolescentes do programa Novos Caminhos recebem orientações sobre empreendedorismo

Uma série de atividades dentro da educação empreendedora estão programadas para ocorrer até o fim do ano com os adolescentes integrantes do programa Novos Caminhos, na Serra Catarinense. A primeira oficina de curta duração ocorreu nesta semana (3/5), com a participação de garotos e garotas que vivem em serviços de acolhimento institucional de Lages, Correia Pinto e Otacílio Costa. A turma foi instigada a pensar sobre o futuro e como cada um pode ser protagonista da própria história.

E o protagonismo, segundo Ricardo Klein, consultor do Sebrae, está ligado à descoberta de um talento, que pode ser identificado em diversas áreas, e ao planejamento do futuro. “Eles precisam ter essa percepção e sonhar. Embora as adversidades apresentadas, e isso vale para todos nós, é importante que saibam que há apoio do poder público, programas e projetos sociais que ajudam a dar um norte para aquilo que queremos em nossas vidas.”

Para abordar o assunto do empreendedorismo e como ele pode ser incluído nos projetos de vida, o consultor falou de algumas características e comportamentos empreendedores. Reforçou aos alunos que não se empreende só montando um negócio. “Pode, sim, empreender tendo o seu ou fazendo parte de um, como colaborador ou servidor público, por exemplo. Como parte do time de uma empresa ou órgão público, é possível empreender, crescer e fazer carreira. Se há talento para desenvolver um produto, serviço ou vender uma ideia, aí sim vai montar seu negócio.”

Outras cinco oficinas, organizadas pelo Sesi/Senai e ministradas pelo Sebrae, irão tratar de temas como empreendedorismo digital, noção de marketing, relações humanas e viagem ao mundo do empreendedorismo entre outros. “São eixos que vão fortalecer a tomada de decisão desses jovens lá no futuro.”

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.