Voltar Agenda institucional: confira os compromissos da Presidência do PJSC nesta semana

Assuntos pertinentes ao Poder Judiciário catarinense e à Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB/SC) foram discutidos na tarde desta sexta-feira (28/2), no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, foi recebido pelo chefe do PJSC, desembargador Ricardo Roesler, na companhia de diretores e conselheiros da entidade. Na oportunidade, Roesler classificou o encontro como o ato inaugural de uma série de reuniões que deverão ocorrer ao longo do próximo biênio. "Espero que assim seja. Muito diálogo, muita ação. Mas, sobretudo, muita integração. A continuidade daquilo que vinha sendo feito. Assim caminhamos juntos, sempre remando para o mesmo lado", destacou o chefe do PJSC. 

Um dos temas tratados na pauta foi a nomeação e a remuneração dos advogados dativos. Para detalhar como é feita a consulta aos dados de pagamento de honorários e do cadastramento de profissionais ativos, o responsável pela Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF) do Judiciário, Eduardo Cardoso Silva, apresentou uma ferramenta de Business Intelligence disponível no portal do TJSC, na seção Assistência Judiciária Gratuita. Por meio da consulta, por exemplo, é possível verificar pagamentos por profissional, vara e comarca.

O presidente da OAB/SC parabenizou o Tribunal pela iniciativa, reconheceu a transparência e o caráter intuitivo da ferramenta. Além de tratar de outras demandas e pleitos da categoria, Horn também cumprimentou a Presidência do Judiciário pela disponibilidade ao diálogo. "Queria agradecer a interlocução. Percebemos que a interlocução será intensa. O diálogo para nós é superimportante", afirmou o representante dos advogados. Participaram do encontro os juízes auxiliares da Presidência Romano José Enzweiler, Cláudio Eduardo Régis de Figueiredo e Silva e Carolina Ranzolin Nerbass.

Tecnologia

Também na tarde desta sexta-feira, o presidente Ricardo Roesler recebeu em seu gabinete o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Daniel dos Santos Leipnitz, e o vice-presidente de Finanças da entidade, Marcos Lichtblau. Os dirigentes da associação destacaram o movimento da gestão do Judiciário em benefício da inovação e se colocaram à disposição para contribuir neste processo. Roesler observou que a inovação é um dos pilares da administração, notadamente na busca por avanços tecnológicos. Entre os planos para o biênio, apontou o presidente, está a criação de um laboratório de pesquisas no Judiciário, o LabJud.

"Mais do que um sonho, é uma meta. Precisamos ouvir a sociedade tecnológica como um todo", manifestou. O presidente da Acate reconheceu que a transformação digital é um desafio não apenas do poder público, mas do próprio mercado. "É um desafio de empresas de tecnologia, do mercado como um todo. É um desafio não só do Tribunal, mas da sociedade".

Também participaram do encontro os juízes auxiliares da Presidência Romano José Enzweiler e Cláudio Eduardo Régis de Figueiredo e Silva, e o coordenador e oficial de gabinete, Cleon Bassani Ribas. Na sequência, Roesler abriu as portas do gabinete para receber a deputada federal catarinense Caroline de Toni, em mais uma visita institucional de cortesia. Além dos assessores, este encontro também contou com a presença do advogado Márcio Vicari.

Visitas

Duas visitas ao presidente do PJSC também ocorreram na sede do TJ, em Florianópolis, na tarde de quinta-feira (27). A primeira, no Salão Nobre da Presidência, teve a presença do novo procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza. O breve encontro contou ainda com a presença do procurador-geral adjunto para assuntos jurídicos, Sérgio Laguna Pereira, e do procurador-geral adjunto para assuntos administrativos, Rodrigo Roth Castellano. O procurador Ezequiel Pires, que atua junto à Presidência do Tribunal de Justiça, também esteve presente.

Na sequência, o presidente recebeu a visita do defensor público-geral do Estado, João Joffily Coutinho, e do subdefensor público-geral, Anderson de Oliveira Euriques, no Gabinete da Presidência. O encontro também teve a participação da juíza auxiliar da Presidência Carolina Ranzolin Nerbass.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.