Voltar AJ amplia cursos de extensão para público externo e assim estreita laços com a sociedade

A Academia Judicial (AJ) do Poder Judiciário de Santa Catarina aposta na oferta de cursos de extensão – de cunho social ou voltados para trabalhos práticos – para alcançar também públicos externos e estreitar laços com a sociedade.

Atualmente, as atividades de extensão da Academia Judicial têm como destaque os cursos de pretendentes a adoção, as formações de conciliadores e mediadores judiciais e o Programa de Residência Jurídica, anteriormente chamado Residência Judicial.

O Curso de Pretendentes a Adoção oferecido pela AJ cumpre o artigo 197-C da Lei n. 12.010 (Lei de Adoção), que dispõe sobre o aperfeiçoamento da sistemática prevista para garantia do direito à convivência familiar a todas as crianças e adolescentes. O curso é obrigatório para todos os postulantes à adoção em Santa Catarina. Em 2022, foram atendidos 1471 pretendentes à adoção, com a realização de 12 turmas.

Formações de Conciliadores e Mediadores Judiciais, sob os cuidados da Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, são atualmente realizadas nos locais onde há real necessidade de conciliadores e mediadores. Foram formados 52 conciliadores/mediadores judiciais neste ano por meio do curso realizado pela AJ.

O conhecido Programa de Residência Judicial entrou em processo de encerramento. Foram 152 residentes judiciais em 2022, que com a implantação de um novo programa, o de Residência Jurídica, ainda concluem as atividades sob as regras anteriores. No entanto, foi aberta a primeira turma sob os novos moldes e nela foram habilitados 123 residentes jurídicos. O programa será novamente atualizado para atender melhor às necessidades da magistratura catarinense e dos próprios residentes.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.