Voltar Almofadas do coração amenizam a dor de quem passa pelo tratamento do câncer de mama

O mês de outubro, cada vez mais rosa, tem um significado especial para a servidora Angelita Barroso, lotada na comarca de Lages, no Planalto Serrano, que há três anos se engajou em uma campanha surgida nos Estados Unidos. Desde então, passou a confeccionar as chamadas "almofadas do coração", utensílio doméstico costumeiramente utilizado para dar apoio às costas e suporte aos pés, que distribuiu gratuitamente entre mulheres vítimas do câncer de mama como forma de aliviar as dores e o desconforto trazidos pela cirurgia de mastectomia.

As peças chegam ainda com uma mensagem positiva de reflexão sobre a doença e um texto explicativo sobre o projeto, criado pela norte-americana Janet Kramer Mai, especialista em câncer de mama. O formato de coração faz com que a almofada se encaixe embaixo da axila, o que diminui a dor física do ombro e braço e traz para as pacientes em tratamento um acalento psicológico pela simbologia da forma, que traz amor, carinho e atenção. As doações das almofadas têm proporcionado às mulheres da Serra Catarinense e de outras regiões do estado dias melhores. Nesta semana, Angelita separa um pouco de suas horas livres para atender um pedido de São Paulo, que chegou através das redes sociais.

Em sua casa, a servidora reservou um quarto só para acomodar as máquinas, linhas e tecidos coloridos que usa na confecção das peças e naninhas para crianças carentes. Quando começou, recebeu muita ajuda dos colegas de trabalho com a doação dos panos e de fibras para enchimento. "Agora, tenho um estoque que me permite fazer muita coisa. O que gostaria é que a ideia chegasse ainda mais longe para que o número de mulheres beneficiadas aumente", revela.

Ela produz tudo sozinha nos dias de folga, fins de semana e à noite. "Enquanto isso, o marido lava a louça. Já é uma ajuda", brinca. Ela conta com o apoio de algumas pessoas que levam as almofadas para outras cidades como Chapecó, no Oeste, e Florianópolis, no Litoral. Os principais pontos de entrega são a Unidade de Alta Complexidade Oncológica e a de Radioterapia do Hospital Tereza Ramos, em Lages. Ainda neste mês, 100 unidades devem ser enviadas à campanha desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Na campanha do Outubro Rosa de 2018, a servidora ensinou colegas a fazerem as almofadas sem precisar de uma máquina de costura. "Fizemos tudo à mão e deu certo. Quando a gente quer muito uma coisa, acontece". No evento deste ano, marcado para a tarde de sexta-feira (11/10), às 15 horas, no Fórum, Angelita vai convidar as participantes a entregar as almofadas para mulheres em tratamento. "A gente não precisa esperar que algo ocorra em nossas vidas para ajudar os outros. Para que aguardar o período da aposentadoria ou quando os filhos estiverem crescidos para aí ser solidário a quem precisa? Se podemos fazer agora, vamos fazer."

Na atividade em Lages, uma enfermeira falará sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Num bate-papo, uma professora irá contar como descobriu e está se curando da doença, e uma profissional da área da beleza vai dar dicas de como cuidar da pele. Ainda haverá um café colaborativo. E as iniciativas, a partir da orientação da Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça, se multiplicam entre as demais comarcas catarinenses.

Servidores e magistrados da 2ª Vara Cível da comarca de Caçador e da 2ª Vara da comarca de Jaguaruna, por exemplo, vestiram rosa e posaram garbosos para a tradicional foto. Já as comarcas de Itajaí e São Bento do Sul foram além e "vestiram" também as respectivas sedes de rosa, com a instalação de iluminação cênica especial.

Todos com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Só para lembrar, o Núcleo de Comunicação Institucional, através da Assessoria de Imprensa, reserva as quintas-feiras deste mês (17, 24 e 31/10) para registrar iniciativas do Outubro Rosa no Judiciário de Santa Catarina.

Imagens: Divulgação/Comarcas
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.