Voltar Alunos do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades conhecem as técnicas do TJSC

Em busca do conhecimento e das técnicas utilizadas pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC), os 35 policiais alunos do 1° Curso de Segurança e Proteção de Autoridades participaram nesta segunda-feira (26/8) de uma visita técnica à sede do Poder Judiciário catarinense.

O desembargador Sidney Eloi Dalabrida, coordenador do NIS, ressaltou a importância e o objetivo da preparação dos agentes públicos em parceria com a Casa Militar do Governo do Estado, em curso com mais de 200 horas de aula durante três semanas de aprendizado. Além de policiais militares de Santa Catarina, do Acre e do Rio Grande do Sul, a capacitação também reúne um militar do Exército Brasileiro e um inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para o desembargador, a segurança e proteção de autoridades nunca recebeu a devida atenção das instituições, poderes e órgãos de Estado. "O que sempre aconteceu foi a proteção dos ativos institucionais, mas a segurança das pessoas não ocorria de modo eficiente. A gente sabe que é fundamental no exercício da missão constitucional do Poder Judiciário, em especial, que ela seja feita de modo independente e imparcial. Quando você tem um magistrado intimidado ou ameaçado, sua atividade pode ser comprometida e, por isso, é importante o apoio institucional para que ele possa exercê-la", destacou o coordenador do NIS.

Os policiais que participam do curso foram escolhidos pelos aspectos físicos, técnicos e intelectuais e pela atuação no atendimento de ocorrências. A capacitação é dividida em diferentes disciplinas que envolvem desde operações aéreas e tiros em diferentes situações até direção em momento de emboscada entre outros. De acordo com o desembargador Dalabrida, a intenção é que esses policiais sejam multiplicadores.

A leitura do ambiente, a análise de risco e o conhecimento do alvo são alguns dos requisitos que o policial formado no Curso de Segurança e Proteção deve identificar.

"O objetivo é capacitar os policiais para trabalhar como segurança de autoridades, dentro da necessidade que existe dentro das Casas Militares de criar uma doutrina única em que todos falem a mesma língua", informou o coordenador do curso, Diego Marzo Costa, major da PM e coordenador de Segurança da Casa Militar do Governo do Estado. O coronel Emerson Fernandes, chefe da Casa Militar do TJSC; o delegado Mauro Rodrigues, responsável pela divisão de inteligência do NIS; e o major Joanir Ricardo Pereira dos Santos, chefe de operações do NIS, foram alguns dos palestrantes nesta segunda-feira.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.