Voltar Aniversário de 128 anos do TJSC é celebrado com lançamento de série nas redes sociais

Das decisões proferidas em canetas de nanquim, passando pelas máquinas de escrever até os processos digitais. Nesta terça-feira (1º/10), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) completa seu 128º aniversário. Para marcar a semana de instalação da Corte do Judiciário no Estado, desta terça até sexta-feira (4), o Tribunal disponibiliza em suas redes sociais (https://www.youtube.com/tjscoficial) uma web série de quatro episódios que contarão um pouco da história, dos programas e dos projetos, do processo de tecnologia e de inovação até a interação com a sociedade. Magistrados e servidores são os protagonistas dessa produção.
 
Em 1891, ocupando uma sala na Casa de Câmara e Cadeia, na praça XV de Novembro, centro de Florianópolis, aconteceu a instalação do então Superior Tribunal de Justiça, que era sua denominação inicial, composto de cinco desembargadores - escolhidos dentre os juízes de direito mais antigos -, um secretário e um porteiro. Atualmente, a Justiça Estadual possui 94 desembargadores no TJ e cerca de 500 juízes distribuídos em 111 comarcas. No total, o Judiciário tem 17 mil colaboradores entre servidores efetivos, comissionados, estagiários e terceirizados. São mais de 3,5 milhões de processos em tramitação.
 
Apesar disso, o Judiciário não é apenas um local de solução de conflitos. São diferentes coordenadorias e programas que auxiliam o cidadão na defesa de seus direitos. A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) e o Programa Lar Legal, por exemplo, são algumas das iniciativas que já auxiliaram e ainda contribuem para o desenvolvimento social de milhares de catarinenses.
 
A sociedade também tem o retorno dos recursos financeiros arrecadados com o cumprimento de penas de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo. Dezenas de projetos desenvolvidos por entidades públicas e privadas com finalidade social são contemplados todos os anos em diversas comarcas do Estado. No ano passado e neste ano, o Tribunal contribuiu com tais recursos financeiros para alavancar iniciativas nas áreas da saúde, segurança, assistência social e educação.

Assista o teaser da websérie especial dos 128 anos do TJSC.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.