Voltar Aplicativo desenvolvido por TSI catarinense está entre selecionados do Prêmio Innovare

Um aplicativo desenvolvido para facilitar a rotina de trabalho e tornar os procedimentos do dia a dia mais eficientes está entre os projetos selecionados na primeira fase do Prêmio Innovare, um dos mais importantes da Justiça brasileira.


 

O AZ-proc – idealizado pelo servidor Ricardo do Valle Dias, técnico de suporte em informática (TSI) da comarca de São Francisco do Sul – disponibiliza recursos que vão desde a digitação direta de senha até a automatização de tarefas repetitivas e a configuração de atalhos. Possui ainda funções específicas para utilização em conjunto com o eproc (sistema eletrônico de processos judiciais do TJSC), embora possa ser empregado também para respostas padrão no e-mail e em outros sistemas Windows.

A ferramenta já está disponível, e quem já teve a oportunidade de testar aprovou. “Passei a produzir aproximadamente 30% a mais após a instalação do AZ-proc. É uma funcionalidade melhor que a outra, e ainda são acrescentadas melhorias a cada nova versão”, garante Daniel Henrique Sprotte Lima, chefe de cartório da 1ª Vara de Araquari.

“O aplicativo foi essencial na tarefa de padronizar a comunicação da unidade, principalmente entre cartório e gabinete. Um exemplo é a ferramenta 'auto-substituir', onde usamos palavras-chaves para inclusão de elementos visuais de organização e roteiros com os passos do processo. Com isso, houve aumento significativo na produção e na qualidade," garante Fabio Brusamarello, chefe de cartório da 2ª Vara Cível de São Francisco do Sul.

​​​​​​​

O reconhecimento pelo trabalho vem dos colegas e, agora, também pela seleção em primeira etapa para concorrer ao Prêmio Innovare na categoria Justiça e Cidadania. Nessa fase, o TSI receberá a visita de um consultor para a apresentação da iniciativa, “É um misto de sentimentos: surpresa, por um lado, porque, mesmo acreditando no potencial do aplicativo, sei que existem muitos outros bons trabalhos e novas soluções no âmbito do Judiciário; e reconhecimento, pois ainda que seja apenas uma etapa o projeto atendeu aos pré-requisitos e foi aprovado pela comissão”, comemora Ricardo.

O servidor ressalta ainda que independente do resultado, previsto para ser divulgado em uma cerimônia no final do ano em Brasília-DF, continuará a desenvolver e aprimorar o AZ-proc, mesmo porque a Diretoria de Tecnologia da Informação do TJSC já deu entrada em um processo administrativo para identificar a possibilidade de viabilizar o aplicativo para todos os servidores.

Próximos passos

A fase de visitas vai até o dia 15 de julho. Após, os consultores preparam relatórios que são anexados aos formulários de inscrição preenchidos pelos autores das práticas. Todo o material será enviado, então, para a comissão julgadora, formada por personalidades do mundo jurídico, acadêmico e empresarial responsáveis pela análise e julgamento, com reunião prevista para outubro.

Sobre o prêmio

O Instituto Innovare recebe anualmente as melhores práticas jurídicas desenvolvidas por todo o país pelos diversos atores do Sistema de Justiça e escolhe, por meio de comissão julgadora formada por ministros, desembargadores, juízes, procuradores, promotores e advogados, as iniciativas que, de alguma forma, melhoram os serviços judiciários e o acesso à Justiça. O magistrado Emanoel Schenkel do Amaral e Silva, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Blumenau, ganhou o Prêmio Innovare, na categoria Juiz, em sua 17ª edição, em 2020. Ele apresentou projeto sobre transação tributária.

Imagens: Divulgação/Innovare-TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.