Voltar Armários e escaninhos da comarca de Itajaí aguardam sentença capital

Processo eletrônico acabará também com papelório

Armários e escaninhos estão com os dias contados na comarca de Itajaí. Na Vara da Família daquela unidade, aliás, a sentença capital para esses utensílios de apoio administrativo, tão comuns em cartórios judiciais, e normalmente atulhados de processos, deve ser prolatada nas próximas semanas. Isso porque, em um trabalho conjunto realizado pelo gabinete do juiz Roberto Ramos Alvim, todo o acervo de mais de 2 mil processos acaba de ser digitalizado, e a virada de chave, que se aproxima, marcará a extinção definitiva de ambos os móveis, bem como de todo o papelório processual.
 
Estimativas do CG-Info indicam que a economia com a substituição do processo em papel pela versão virtual representa R$ 20 por unidade - valor que chega a R$ 24 milhões, se multiplicado por mais de 1,2 milhão de ações que ingressam anualmente na Justiça de 1º grau. A Vara da Família quer dar sua contribuição neste montante. "São recursos que poderão ser alocados para cobrir outras necessidades do Judiciário", imagina o desembargador Jorge Schaefer Martins, presidente do CG-Info.
 
O juiz Alvim, titular da unidade, está otimista com a nova realidade que está por vir. "Lembro da apreensão que passamos quando abandonamos as fichas cadastrais e ingressamos no sistema de automação judicial, lá atrás, e revivo esta situação agora. Em pouco tempo já comentávamos como podíamos ter trabalhado tanto tempo sem o auxílio da tecnologia. Agora, tenho certeza, não será diferente", analisa o magistrado.
Imagens: Ângelo Medeiros - Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.