Voltar Arquivo Central em chamas! Simulação sem aviso prévio trouxe realismo ao exercício

O Arquivo Central do Poder Judiciário, localizado no vizinho município de Palhoça, na Grande Florianópolis, realizou mais um exercício simulado de incêndio e abandono de área em suas instalações nesta semana. Toda a ação foi efetivada com a colaboração e coordenação da 2ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, sem aviso prévio aos servidores e terceirizados para que se aproximasse ao máximo de uma situação real de risco.

O exercício deste ano trouxe novos elementos que auxiliaram na caracterização de um cenário de incêndio. Desta vez, juntamente com o alarme, foram acionadas máquinas de fumaça em pontos estratégicos, com simulação de focos de incêndio, o que submeteu os brigadistas a tomarem decisões no momento do abandono.

A atividade contou, ainda, com a simulação do resgate de uma pessoa no interior do prédio "em chamas", que serviu, também, para o aprimoramento dos socorristas do corpo de bombeiros, visto que o prédio que abriga a Divisão de Arquivo apresenta características peculiares de estrutura e o resgate foi realizado nos corredores de estantes tomados por fumaça.

Na oportunidade, o sargento Andrade, coordenador da ação, deu novas orientações aos brigadistas e à população, com indicação de correções pontuais quanto ao comportamento e reforço da necessidade de observação dos protocolos de segurança.

"Esse é o terceiro simulado que realizamos aqui no Arquivo Central e percebemos uma evolução na capacidade de evacuação do prédio em relação aos exercícios anteriores. Embora façamos alguns apontamentos que são, na verdade, oportunidades de melhorias, o exercício foi executado com muito sucesso", relatou Andrade.

O simulado contou com 101 pessoas e toda a ação foi executada em pouco mais de três minutos, contados a partir do acionamento do alarme até a reunião de todos no ponto de encontro estipulado para este fim - tempo relativamente baixo se consideradas as dimensões e as características do imóvel.

"Tanto os brigadistas como a população mostraram-se muito comprometidos com o exercício. A cada simulado é possível perceber que as pessoas compreendem, de fato, a importância dessa dinâmica para sua segurança e acabam levando esse conhecimento para a sua vida privada", destacou Marcos Rodolfo da Silva, chefe da Divisão de Arquivo e brigadista voluntário. O exercício ocorreu na última quarta-feira (21/8).

Imagens: Divulgação/Arquivo PJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.