Voltar Arte busca dar novo sentido à vida de jovens em conflito com a lei em Braço do Norte

Teve início hoje (9/12) e se estende até o próximo dia 18, nas dependências do Fórum de Braço do Norte, no sul do Estado, a segunda exposição de quadros confeccionados por adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto naquela comarca.

Eles integram o projeto "Despertando Talentos", idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do Creas do município, em parceria com a artista plástica Nádya Niehues Becker, o qual atende em média 30 adolescentes nessa situação.

O projeto busca, através da pintura em tela e da musicalidade, a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, de forma a trabalhar a responsabilização diante da infração cometida. Além disso, visa colaborar para o restabelecimento da autoconfiança, da capacidade de reflexão e do fortalecimento de vínculos familiares.

"Possibilita, assim, acesso e oportunidade para ampliação do universo informacional e cultural e para o desenvolvimento de habilidades e competências dos adolescentes, em busca de equilíbrio e melhora nas funções cognitivas", afirma Edna Wernke Niehues, oficial de infância e juventude da comarca.

O projeto "Despertando Talentos", que surgiu em 2013, tem alcançado bons resultados, seja no sentido de conscientizar os jovens sobre as responsabilidades da vida em sociedade e a necessidade da convivência familiar e comunitária, seja nas estatísticas que comprovam a redução dos índices de reincidência na prática de atos infracionais na região. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Braço do Norte
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.