Voltar Arte de Doar distribui mais de 4 mil materiais artísticos a crianças e adolescentes

Na edição especial da campanha “Arte de Doar”, do Serviço Social do Comércio (Sesc), o Poder Judiciário e os demais parceiros do programa Novos Caminhos somaram esforços para a arrecadação de materiais artísticos com a finalidade de aumentar o repertório lúdico, criativo e simbólico das crianças e dos adolescentes, público-alvo do programa.

Em 21 instituições de acolhimento do Estado vinculadas ao programa, foram distribuídos mais de 4.176 materiais artísticos, como caderno, lápis grafite, livros, lápis colorido, tinta guache e pincel entre outros. As entregas ocorreram nos meses de setembro e outubro. A campanha teve como finalidade fortalecer o acesso às linguagens artísticas, literárias e a dimensão lúdica no processo de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

De acordo com os organizadores do Sesc, a iniciativa, promotora do convívio social e de ações recreativas entre os pares, foi identificada por grande entusiasmo e alegria. “Ao estimular as expressões humanas variadas por meio dos materiais artísticos, todos os colaboradores da campanha proporcionaram a intensificação de um cenário simbólico criativo que facilitará a exteriorização dos repertórios afetivos e sociais por meio da arte e das linguagens diversas que ela proporciona”, destaca Jaqueline Vieira, da área de educação da entidade.

Ela reforça que, além disso, os diversos materiais arrecadados trarão experiências recreativas para o desenvolvimento da imaginação, habilidade inventiva e senso crítico, ao permitir, de forma gradativa, a ressignificação de crenças, de percepções e de valores pessoais e sociais. “Por meio de experiências interligadas à arte, é possível a reinvenção constante da vida com olhares positivos de empatia e de criatividade”, destaca.

Parceria das comarcas

A servidora Silvia Ettinger, da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij), esteve à frente dos trabalhos na mobilização interna no Judiciário. Ela diz que o engajamento das unidades foi importante para o resultado expressivo da campanha.

“As direções dos fóruns abriram as portas, os interlocutores se empenharam para incentivar os colegas e, no final, tivemos um resultado bastante satisfatório. Temos que agradecer a cada um que fez sua doação, por mais singela que tenha sido. Com essa atitude solidária, será possível proporcionar a ampliação de atividades lúdicas e recreativas nas instituições de acolhimento, o que irá resultar em qualidade de vida e bem-estar para as crianças e adolescentes.”

A ação contou com a parceria das comarcas catarinenses, que também se tornaram pontos de coleta, além das unidades do Sesc. Fizeram parte do movimento o Tribunal de Justiça e as comarcas de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis (Fórum Central), Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Joinville e Tubarão.

Imagens: Divulgação/PNC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.