Voltar Assinada ordem de serviço para construção do novo fórum da comarca de Imbituba

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Rodrigo Collaço, assinou na tarde desta quinta-feira (17/10) ordem de serviço para a construção do novo prédio do fórum da comarca de Imbituba. A solenidade, realizada na Câmara de Vereadores local, contou com a presença de representantes do Poder Judiciário e de autoridades do sul do Estado.
A obra, que será construída ao lado do fórum atual pela empresa Head Engenharia Ltda., inicia na próxima semana e deve estar concluída em 36 meses, com investimentos de R$ 21,5 milhões. Ao todo, são 6,2 mil metros quadrados de área construída, com quatro pavimentos, que abrigará cinco varas e demais setores. 

O projeto arquitetônico do novo fórum de Imbituba foi desenvolvido com base em algumas condicionantes, entre elas modulação e flexibilidade dos espaços internos, de forma a facilitar futuras alterações dos ambientes. A proposta arquitetônica foi concebida em módulos que se repetem, criando a área necessária conforme o número de varas de cada fórum onde o projeto será edificado.

O projeto também contempla requisitos de sustentabilidade, o que inclui o reaproveitamento da água da chuva, sistema de ventilação cruzada (que diminui a necessidade do uso de ar-condicionado), aproveitamento de iluminação natural e bicicletário entre outros. Também foram atendidos aspectos relacionados à acessibilidade e segurança. "Arquitetonicamente buscou-se uma linguagem contemporânea quanto à composição dos volumes e criação de uma edificação eficiente, com a incorporação de sistemas e tecnologias para proporcionar o maior conforto possível aos usuários. O objetivo foi dotar a comarca de Imbituba de uma edificação de qualidade, segura, funcional, flexível e com soluções sustentáveis, melhor adequada às atuais demandas da Justiça de Santa Catarina", destaca o responsável pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura do TJSC, Everton William Tischer.

Manifestações
 
"Não só as pessoas que trabalham no Poder Judiciário aqui de Imbituba serão beneficiadas, mas também o cidadão, que procura cada vez mais a Justiça para resolver os seus litígios. A região Sul como um todo sofreu uma explosão de demandas e é necessário dar condições para que possamos atender cada vez melhor os jurisdicionados."

Desembargador Rodrigo Collaço, presidente do TJSC
 
"Hoje, o Poder Judiciário catarinense é reconhecido nacionalmente. E devemos isso ao nosso capital humano, mas também aos investimentos que foram feitos com recursos do Fundo de Reaparelhamento, que garantiu melhores condições de trabalho aos nossos magistrados e servidores para melhor atender os nossos jurisdicionados."

Desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do Fundo de Reaparelhamento da Justiça catarinense
 
"A construção deste novo fórum representa uma importante conquista para que outras sejam alcançadas. Mesmo com um acervo de 39 mil processos e tendo que lidar com outros 700 processos ajuizados mensalmente, a comarca de Imbituba alcançou incremento de 121% no número de sentenças proferidas e redução de 12% dos processos. Mas é preciso avançar. Por isso, a viabilização dessa nova casa da Justiça tem papel fundamental."

Juiz Antônio Carlos Ângelo, diretor do foro da comarca de Imbituba
 
"É um ganho para todos, nossa administração pública municipal também tem procurado melhorar a sua infraestrutura, que é o que o cidadão precisa. Ser melhor atendido, com acessibilidade, com respeito aos nossos munícipes. Para nós é muito gratificante poder hoje ter essa assinatura, ter essa ordem de serviço que vai com certeza para nossa região ser um grande ganho."

Médico Rosenvaldo da Silva Júnior, prefeito da cidade de Imbituba
 
"É uma notícia bastante importante nesse momento. Temos as três casas - os três poderes - uma ao lado da outra, em uma área tão nobre, o que com certeza vai melhorar ainda mais o atendimento ao povo de Imbituba e região."

Vereador Roberto Luiz Rodrigues, presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba
 
"Esse novo fórum que vai ser construído pelo Tribunal de Justiça é um marco na prestação de justiça e certamente vai assegurar uma melhor qualidade para os advogados, para os magistrados e para os servidores. Realmente é uma obra de interesse ímpar para toda sociedade."

Advogado Kadir Sebolt Cargnin

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.