Voltar Assistentes sociais e psicólogos do Judiciário debatem intervenção sociojurídica
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina sedia nesta semana, entre os dias 8 e 9 de novembro, o 3o Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário Catarinense, em Florianópolis. Realizado pela Coordenadoria Estadual da Infância e da juventude (Ceij) e Academia Judicial, em parceria com as Associações Catarinenses dos Assistentes Sociais (ACAPSJ) e dos Psicólogos do Poder Judiciário (APSI-PJSC), o evento tem por objetivo atualizar e qualificar assistentes sociais e psicólogos para promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Esses profissionais atuam nas mais diversas frentes para que o Sistema de Garantias alcance êxito no atendimento às demandas da sociedade. Os debates acontecerão no auditório do Tribunal Pleno e, após o credenciamento, haverá apresentação do coral "Vozes que Não Calam", sob a coordenação da Guarda Municipal de Florianópolis. O evento será realizado em dois locais: no auditório do Tribunal Pleno e nas dependências da Academia Judicial.
 
A coordenadora da Ceij, desembargadora Rosane Portella Wolff, destaca a importância desse espaço de reflexão para a melhoria da prestação jurisdicional: "A atuação de assistentes sociais e psicólogos nas comarcas e nos projetos desenvolvidos pela Coordenadoria é de fundamental importância. No Depoimento Especial, por exemplo, tenho recebido excelente retorno dos magistrados sobre o trabalho dos entrevistadores. Além da atuação voltada aos projetos e capacitações, a Ceij tem se empenhado em ampliar o quadro de servidores, pois reconhece a necessidade de estruturação das equipes multidisciplinares para a preservação da qualidade do atendimento à população."
 
No primeiro dia do Fórum (8), que começa às 8h30, estará em debate o cotidiano no atendimento da violência doméstica e familiar. Destaca-se a presença da desembargadora Salete Silva Sommariva e da professora Teresa Kleba Lisboa, pós-doutora titular aposentada do Departamento de Serviço Social da UFSC, pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC e integrante do Núcleo de Estudos em Serviço Social e Relações de Gênero. Na sequência, o projeto Depoimento Especial estará em debate sob a coordenação da psicóloga Leda Pibernat Pereira da Silva, da comarca de Tubarão.
 
Na sexta-feira (9), para os assistentes sociais, o professor do Departamento de Serviço Social da UFSC Helder Boska de Moraes Sarmento palestrará sobre instrumentos e técnicas em serviço social. Antes, a conversa envolverá reflexões sobre o estágio supervisionado nessa área, sob a coordenação da assistente social Cristiane Selma Claudino, da comarca da Capital. O Fórum termina com uma mesa de debates coordenada pela assistente social Gisele Comiran, da comarca de Bom Retiro, sobre "Justiça Restaurativa no Brasil: metodologias, experiências e desafios", e com palestra do assistente social de Imaruí Gustavo Meneghetti sobre o processo de criminalização juvenil.
 
Ainda na sexta-feira (9), os psicólogos terão oportunidade de refletir durante todo o dia sobre os desafios da adoção tardia com a psicóloga e doutoranda do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Patrícia Santos da Silva.
Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.