Voltar Atividades do PJSC são mantidas pelo "exército" de técnicos de suporte de informática

Para o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) continuar a prestar o serviço essencial à sociedade catarinense durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), um "exército" quase invisível de técnicos de suporte de informática tem trabalhado de maneira incansável. O esforço desses profissionais, também conhecidos por TSIs, possibilita as atividades de rotina de servidores e magistrados das suas próprias residências: em home office.

A diretora de Tecnologia da Informação, Anna Claudia Kruger, lembra que os 256 técnicos de suporte de informática estão espalhados nas 111 comarcas e nas unidades do Tribunal de Justiça. Diante da impossibilidade de reproduzir as condições normais de trabalho nas casas de servidores e de magistrados, os TSIs têm o papel fundamental de manter o acesso estável aos mais diferentes sistemas. "A pandemia trouxe um desafio muito grande - que é o de viabilizar que todos os magistrados, servidores e estagiários do PJSC consigam realizar suas atividades de rotina de sua própria residência. A situação trouxe oportunidades para que diversas ferramentas institucionais aptas a facilitar a adoção do home office fossem colocadas em prática", observa a diretora da DTI/PJSC.

O acesso à tecnologia depende de profissionais habilitados para que ela funcione. A ponte entre o usuário, que está em casa, e o acesso estável aos diversos sistemas depende de uma conexão confiável até o servidor do Judiciário. É neste momento que o trabalho dos técnicos de suporte de informática, disponíveis em diferentes horários devido à excepcionalidade do momento, faz toda a diferença.

A lista de chamados abertos é grande, mas também passa pelos problemas de conexão, erros dos sistemas, rede, assinatura digital de documentos, acesso a videoconferência entre outros. "O momento serve para pensarmos um formato mais moderno de realização das atividades no âmbito do Judiciário catarinense. Não obstante, com a velocidade que as ações foram tomadas, todo o trabalho realizado só foi possível graças à paciência e resiliência de magistrados e servidores do PJSC e à eficiência e especial dedicação dos nossos técnicos de suporte de informática", ressalta a diretora.

Saiba mais sobre o home office e a videoconferência no PJSC 

 

Depoimentos de TSIs

 

"Nossas atividades mudaram quase que na totalidade e problemas que antes resolvíamos rapidamente de forma presencial com o usuário, agora levamos mais tempo, pois auxiliamos os colegas no passo a passo para a resolução. Mas, no geral, como o ser humano tem a capacidade maravilhosa de se adaptar com tudo, o saldo tem sido positivo e estamos conseguindo resolver de forma remota praticamente todos os problemas. É nessas horas que podemos perceber de fato a importância da nossa atividade para o bom funcionamento do Poder Judiciário como um todo."

Aline Teixeira, TSI da comarca de Criciúma

 

"Nesse momento ímpar, é desafiador e interessante atuar para maximizar a possibilidade dos colegas servidores da comarca de São Carlos de continuarem trabalhando em suas residências, de forma remota e sem perder a qualidade e presteza no atendimento ao jurisdicionado. Graças à união do grupo de TSI, a troca de experiências e de soluções é feita de forma rotineira."

Fernando Denardi Ibagy, TSI da comarca de São Carlos

 

"O trabalho de suporte da área de informática está sendo realizado com a utilização das plataformas disponibilizadas pela DTI, o que vem facilitando muito o atendimento aos usuários da Comarca.  Quando não é possível o atendimento de forma remota ou por celular, o atendimento é realizado no fórum, conforme orientações da DTI. Acreditamos que nesse momento a cooperação de todos é de suma importância para a realização do nosso trabalho na área de suporte ao usuário."

Régis Almir Batista da Silva, TSI da comarca de Chapecó

 

TSIs pelo Estado

Comarcas - 132

Comarcas polo - 55

Diretorias do TJ - 20

Academia Judicial - 2

DTI - Polo (DSGA) - 36

DTI - Demais divisões - 8

Corregedoria-Geral da Justiça - 3

Total - 256

 

Principais demandas

1 - Acesso VPN, problemas de acesso;

2 - Problemas de acesso remoto, com liberação na máquina de usuário, máquina desligada;

3 - Problemas na região local de roteamento de banda larga;

4 - Problemas de roteador do usuário final;

5 - Problemas de configuração de ramal telefônico -> siga-me.

 

Chamados abertos por dia

Data                  Abertos

16/3/2020         277

17/3/2020         167

18/3/2020         102

19/3/2020         94

20/3/2020         75

21/3/2020         5

22/3/2020         7

23/3/2020         91

24/3/2020         137

25/3/2020         74

26/3/2020         103

27/3/2020         79

28/3/2020         3

29/3/2020         2

30/3/2020         92*

*até às 15h

 

Fonte: DTI/PJSC

 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.