Voltar Atuação de voluntários tem incrementado as ações do programa Novos Caminhos em SC

Adolescentes de Capinzal, Catanduvas, Tangará e Campos Novos, no meio-oeste do Estado, assim como as respectivas equipes técnicas e cuidadoras das unidades de acolhimento da região, participaram recentemente de uma oficina de saúde promovida pelo Novos Caminhos a partir da colaboração voluntária da farmacêutica Aline Scapini, que se dispôs a repassar informações e orientações importantes sobre o tema para o público-alvo do programa. O voluntariado, aliás, tem transformado o cotidiano de crianças, adolescentes e também dos colaboradores das instituições de acolhimento da região, pois todos aprendem em cada iniciativa.

Na oficina de saúde, Aline apresentou informações sobre planejamento familiar, infecções sexualmente transmissíveis e uso de álcool e drogas entre outros cuidados. Já na oficina de saúde auditiva, a voluntária, que atua na farmácia do Sesi de Joaçaba, abordou sobre a atenção especial com o ouvido e higiene.

Elaine Cristina Blodorn Martins, assessora de Responsabilidade Social da Fiesc na região, conta que a equipe anfitriã ofereceu um saboroso lanche e distribuiu lembrancinhas aos participantes. “Um carinho que aquece o coração de quem recebe e de quem faz. Fica nossa gratidão aos que se envolvem e proporcionam momentos como este aos nossos adolescentes.”

Quem quiser ser voluntário no programa Novos Caminhos pode procurar a unidade do Sesi/Senai mais próxima. O projeto Eu Voluntário está implantado em todas as regiões catarinenses. Para desenvolver alguma ação com os adolescentes, basta se cadastrar no site https://fiesc.com.br/pt-br/euvoluntario.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, AMC e Fiesc e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/Programa Novos Caminhos
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.