Voltar Audiência por guarda de adolescente na Espanha encerra Semana da Conciliação em SC

A pauta da Semana Nacional da Conciliação, na região Norte do Estado, encerrou com uma audiência sobre a guarda de adolescente de 16 anos que reside com a mãe na Espanha. O processo, que está vinculado à comarca de Jaraguá do Sul, contou com a participação do pai, que mora atualmente em Balneário Camboriú. O ato ocorreu na última quarta-feira (9/12).

"Através da videoconferência foi possível resolver de forma célere e consensual mais um conflito que poderia levar muito tempo para ser solucionado, sobretudo por conta da distância territorial entre as partes. Ao meu ver, o uso das plataformas de videoconferência proporciona uma forma direta e eficiente de garantir ao cidadão o acesso à Justiça, com rapidez na solução de sua demanda e redução de custos tanto às partes quanto ao Judiciário. Mais uma vez está evidente que a tecnologia veio para ficar e facilitar o caminho para a solução do conflito, sem deixar de observar todos os princípios inerentes a qualquer sessão de mediação", ressalta a supervisora do Cejusc de Jaraguá do Sul, Ana Paula Schmitz Conte.

Além desta audiência com uma das partes na Espanha, o Cejusc de Jaraguá do Sul encerrou a programação com outras 23 sessões de mediação, com êxito na solução do conflito em 16 processos judiciais. "Avaliamos positivamente as audiências em Jaraguá do Sul e agradecemos imensamente a participação de mediadores judiciais em formação e da supervisora Simone Medeiros, que nos deram total apoio", destaca Ana Paula.

Já na comarca de Joinville, foram realizadas 14 audiências (com a presença de ambas as partes) e metade delas foi exitosa. Além disso, o Cejusc de Joinville contabilizou 41 audiências pré-processuais com a Celesc. De acordo com a supervisora do Cejusc em Joinville, Ana Lúcia Rozza, as audiências contaram com o apoio e suporte de cinco mediadoras judiciais voluntárias e dos estagiários Matheus Giovanella e Julia Leal.

A Semana da Conciliação se consolida, anualmente, como uma alternativa eficaz, rápida e satisfatória para solucionar diversas causas. Vários tipos de conflitos podem ter uma solução por meio de acordo.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.