Voltar Autoridades do TJSC homenageiam a última sessão do desembargador Ronaldo Moritz

Um motivo mais do que especial mobilizou nesta quinta-feira (12) mais de 15 desembargadores na sessão da 3ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. Todos aproveitaram para dar um abraço no desembargador Ronaldo Moritz Martins da Silva, que aos 61 anos de idade participou da sua última sessão antes da aposentadoria. Para homenagear o presidente de câmara compareceram o presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Junior; o irmão desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva; entre outras autoridades, advogados e servidores.

Natural de Florianópolis, o desembargador Ronaldo Moritz ingressou na magistratura em 1987. Antes de chegar à Corte catarinense, o magistrado passou pelas comarcas de Blumenau, Fraiburgo, Dionísio Cerqueira, Caçador e Capital. "Meus queridos, eu não perdi o entusiasmo e tão pouco o encanto, mas após meses de reflexão eu conclui que é a hora de iniciar uma nova etapa. Com tempo livre para a realização de outros sonhos. E desde que fui aprovado no concurso da magistratura, com o desembargador Ricardo (Roesler) e os outros 13, eu fiz da profissão um ideal permanente de vida", disse o presidente da 3ª Câmara de Direito Comercial.

O desembargador Ronaldo Moritz revelou o sonho de ser piloto de avião. "Graças a Deus não fui, porque aqui mesmo encontrei a minha vocação, que me realizou, me fez feliz e confortou muito o meu espírito, mas ainda continuo gostando de avião. Eu considero o Judiciário um templo de equilíbrio, sensibilidade, de vocações serenas e sólidas, de sofisticada atividade intelectual, de isenção e encontro de uma ordem jurídica justa. Agradeço a todos os amigos, colegas, servidores, advogados e membros do Ministério Públicos com quem sempre tive relações harmoniosas", completou o homenageado.

Para o presidente Rodrigo Collaço, o desembargador sempre foi um exemplo de devoção ao Poder Judiciário. "Quero dizer que ao longo da nossa carreira, algumas pessoas se aposentam com insatisfação, outras com dúvidas, mas vossa excelência demonstrou total certeza no passo que toma e total satisfação com a carreira que trilhou. O momento é de tristeza para nós que perdemos o convívio diário de um amigo, mas de total felicidade para os familiares. Como presidente do TJ quero deixar o meu reconhecimento e o da instituição pela dedicação durante a carreira. Parabéns e boa sorte", disse.   

Frases

"Foi uma honra compor esta Câmara de Direito Comercial ao seu lado, onde sempre desenvolveu o seu trabalho com imenso zelo na apreciação dos processos com clareza e na declaração de seus votos que me trouxeram grandes ensinamentos. A minha esposa dizia que gostaria de ser juíza porque se inspirava em um magistrado de Fraiburgo, que ela disse ser o Ronaldo Moritz, quando eu nem o conhecia".

Desembargador Gilberto Gomes de Oliveira

 

"Eu fico triste porque perderemos um colega e um amigo, mas também fico feliz porque vossa excelência nos honra, não só a família e os seus amigos, vossa excelência honra a magistratura de Santa Catarina".

Desembargador Jaime Machado Júnior

 

"O momento é de suma importância e emblemático, porque eu venho falar aqui em nome dos 15 (aprovados na magistratura) de 1987. Eu venho aqui parabenizá-lo pela exitosa carreira, pelo exemplo que nos deu. Vossa excelência deixa um grande legado, pela maneira ética, pela maneira judiciosa e respeitosa que sempre manteve neste Tribunal. E dentro desses princípios é que nos espelhamos em vossa excelência que tem a nossa distinta consideração, de toda a família da magistratura catarinense. Vossa excelência dobra a toga com as mesmas mãos que a vestiu, de uma maneira ímpar, ética, correta, brilhante e que Deus lhe acompanhe neste novo ciclo da sua vida. Estaremos sempre de braços abertos".

Desembargador Ricardo Roesler

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.