Voltar Autoridades mineiras visitam TJSC nesta semana para conhecer Programa Lar Legal

Uma comitiva de Minas Gerais formada por dois desembargadores, dois deputados federais e um professor estará no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na próxima quinta-feira (19) para conhecer, em detalhes, o programa Lar Legal.

O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, e o coordenador estadual do Lar Legal, desembargador Selso de Oliveira, vão compartilhar com as autoridades mineiras as estratégias exitosas do programa que, de forma rápida e segura, regulariza títulos de propriedade para famílias carentes residentes em loteamentos ou comunidades empobrecidas.

São famílias sem condições financeiras - e sem acesso à regularização por meio da Justiça comum - que vivem no local há décadas, em loteamentos consolidados onde compraram terreno e construíram suas casas, mas que ainda não eram consideradas legítimas proprietárias perante a lei. “O Lar Legal traz cidadania, propicia uma considerável melhora na qualidade de vida, dá visibilidade, segurança e, sobretudo, um sentimento de pertencimento dos moradores à comunidade onde vivem’, afirma o desembargador Selso.

Na sequência da reunião no TJ, a comitiva acompanhará a cerimônia de entrega de 139 títulos em Porto Belo e de 60 no Balneário de Piçarras. Dois dias antes, na terça-feira, o Lar Legal beneficiará 25 famílias em Biguaçu.

Desde que foi criado, há duas décadas, o Lar Legal mudou a vida de quase 30 mil famílias que vivem em Santa Catarina e foi replicado com sucesso no Paraná, Mato Grosso do Sul e Piauí – o Tribunal da Bahia, além do TJ de Minas, também tem interesse em colocá-lo em prática. Apenas em 2022, foram entregues cerca de 4.500 títulos em 43 municípios catarinenses.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.