Voltar Blumenau sediará, em junho, XXIV Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção

O lançamento do Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), que neste ano terá como sede a cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, reuniu autoridades e parceiros no início deste mês no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. A juíza Simone Faria Locks, titular da Vara da Infância e da Juventude da comarca de Blumenau, esteve no lançamento e participará do Enapa nos dias 20, 21 e 22 de junho, na Vila Germânica.

Neste ano, o XXIV Enapa Blumenau - Adoção: do Abandono à Devolução traz uma reflexão sobre os motivos que levam famílias ao abandono e por que, em alguns casos, apesar do trabalho desenvolvido pelos grupos, a devolução das crianças por parte dos adotantes ainda ocorre no Brasil.

Além do Enapa, neste ano o Enapinha e o Enapa Jovem, voltados para crianças e adolescentes, ocorrerão no Pró-Família, ao lado do evento principal. Além da magistrada da comarca de Blumenau e da promotora de justiça da Infância e Juventude de Blumenau, Patrícia Dagostin Tramontin, integra a programação o magistrado Rodrigo Tavares Martins, juiz-corregedor do Núcleo de Direitos Humanos da Corregedoria-Geral da Justiça.

A expectativa dos organizadores é receber mais de 1,5 mil participantes preocupados em discutir os impactos psicológicos, morais e afetivos gerados nas crianças/adolescentes que passam pelo abandono da família natural e sofrem novo abandono pela devolução dos adotantes. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Blumenau (GEAAB), que desenvolve trabalhos de apoio e conscientização na região e tem importante papel no incentivo à adoção em Blumenau.

O Enapa ainda conta com a promoção da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) e o apoio da Furb, da Prefeitura de Blumenau, da NSCTV e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento nacional que promove o diálogo entre diferentes profissionais e ONGs envolvidas no processo de adoção ocorre desde 1996 e conta com a presença de psicólogos, juízes, promotores, advogados e assistentes sociais.

O objetivo principal do encontro é construir um ambiente em que os vários Grupos de Apoio à Adoção do país possam trocar experiências relacionadas ao seu papel de conscientização da sociedade com relação à adoção. As inscrições do Enapa já estão abertas e podem ser feitas no link http://www.toindo.com.br/enapa2019/

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.