Voltar Boas práticas do COJEPEMEC são compartilhadas com magistrados do Piauí

As boas práticas da Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (COJEPEMEC) do TJSC foram compartilhadas nesta quinta-feira (12/9) com o desembargador Edvaldo Pereira de Moura, supervisor geral dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado do Piauí. Ele foi recebido na companhia do juiz Thiago Aleluia, que coordena a força concentrada nos Juizados Especiais daquele Estado.

Auxiliada por um grupo de servidores, a desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, coordenadora do COJEPEMEC, apresentou a estrutura de funcionamento dos Juizados Especiais, com destaque para os convênios, projetos e termos de cooperação mantidos sob a responsabilidade da Coordenadoria.

Painéis de produtividade também foram mostrados em detalhes aos magistrados do Piauí. A partir de números de entrada de processos e de sentenças, a desembargadora apontou que a proporção de casos julgados tem sido maior do que a de novas ações nos Juizados Especiais. O volume de conciliações também foi lembrado: dos 37,5 mil acordos celebrados pela Justiça catarinense em 2019, ao menos 16,9 mil foram realizados no âmbito dos Juizados Especiais. A participação dos juizados também é expressiva no comparativo das audiências: de 256,2 mil audiências realizadas no ano, ao menos 94,6 mil ocorreram nos Juizados Especiais.

Na ocasião, a desembargadora Janice observou que o permanente monitoramento das demandas e da produtividade é fundamental para que o Tribunal consiga identificar as prioridades na gestão dos Juizados Especiais. Os magistrados piauienses também manifestaram curiosidade especial quanto à realização de audiências por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp em Santa Catarina. Com base em números e relatos de casos bem-sucedidos, o grupo de trabalho do COJEPEMEC atestou a consolidação da prática no Judiciário catarinense. "Vamos dar a notícia a vocês do que nós pudermos fazer copiando daqui", elogiou o desembargador Edvaldo Pereira de Moura.

A coordenadora Janice se colocou à disposição para dividir informações e detalhes dos projetos e iniciativas realizados com sucesso pelo COJEPEMEC. "Podemos contribuir com tudo o que for possível repetir, adaptar e melhorar. E, se for possível avançar, nos mandem de volta para melhorarmos também", reforçou a desembargadora. Na sequência, a comitiva do Piauí foi recebida pelo presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.