Voltar Busca de testamentos, em Santa Catarina, passará a ser realizada através da Censec

Serviço disponibilizado atende diretriz do CNJ

A partir desta sexta-feira (31/10), magistrados e interessados em verificar a existência de testamentos públicos e de termos de aprovação de testamentos cerrados, lavrados por tabeliães de notas de Santa Catarina, deverão utilizar a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados, a Censec, ferramenta eletrônica instituída pelo Provimento n. 18 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e mantida pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB/CF).

A medida, que visa racionalizar o procedimento de instrução de ações de inventário no Estado, foi possível graças ao trabalho conjunto da Corregedoria-Geral da Justiça e da Associação de Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC). Todos os testamentos lavrados pelos serviços de notas de Santa Catarina, desde o ano de 2000, estão disponibilizados na Censec, em serviço concluído nesta semana. A partir de agora, deixa de funcionar a antiga Central de Testamentos mantida pela Anoreg/SC - todas as consultas a respeito da existência, ou não, de testamentos públicos e de termos de aprovação de testamentos cerrados deverão ser feitas diretamente na Censec, no endereço www.censec.org.br, em "Busca de Testamentos".

Além das informações dos testamentos, a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec) reúne as informações das escrituras de inventário, divórcio e partilha (consulta gratuita), e dos demais atos notariais, como escrituras de compra e venda e procurações lavradas pelos tabeliães de notas de todo o país.

Imagens: Divulgação/Censec
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.