Voltar Câmaras do TJSC são espaços para a propagação de conhecimento entre universitários

Visitas são corriqueiras, com alunos de toda SC

As sessões das câmaras criminais e cíveis do Tribunal de Justiça, nesta quinta-feira (11/4), serviram também como salas de aula para 50 alunos do curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) de Criciúma, no sul do Estado. Os universitários, da 7ª e 8ª fases, aproveitaram para conhecer a sede do Poder Judiciário catarinense, em Florianópolis, e adquirir mais conhecimento na área jurídica.
 
Pela manhã, a presidente da 5ª Câmara Criminal, desembargadora Cinthia Beatriz Bittencourt Schaefer, deu as boas-vindas e estabeleceu que os julgamentos fossem realizados na integralidade, com leitura dos relatórios, para que os estudantes pudessem conhecer um pouco da matéria apreciada. Universitária da 8ª fase, a jovem Mireli Gusato, 23, visitou o TJSC pela primeira vez. Moradora do município de Urussanga, a estudante também estreou em um julgamento criminal, com sustentação oral da defesa e debate entre os desembargadores, que expuseram os respectivos votos.
 
"A visita está sendo bem enriquecedora e estamos vendo na prática o que aprendemos em sala de aula. Achei muito profissional a postura dos desembargadores", disse a jovem, que ainda não definiu qual profissão vai seguir no Direito. Cada sessão de câmara do Tribunal de Justiça é composta de desembargadores, que podem variar de três a cinco magistrados, um procurador do Ministério Público, um secretário de câmara e um oficial. Eles são os responsáveis pelo julgamento de apelações, embargos e agravos entre outros recursos no 2º grau. Todo cidadão devidamente identificado pode assistir às sessões.
 
A professora da Unesc e advogada Lurdes Fabris acompanhou os alunos, que lotaram as salas de julgamento ao dividir espaço com advogados, procuradores e servidores. A bacharel em direito explicou que o objetivo é apresentar a rotina da Corte catarinense. "O curso de Direito preza pela qualificação de seus acadêmicos, e a intenção é que eles possam conhecer um pouco do dia a dia de magistrados, procuradores e advogados. Eles têm de identificar o presidente da sessão, o relator do processo e os outros integrantes das câmaras, bem como a função de cada um deles. Após as visitas, os estudantes terão de realizar um relatório sobre os julgamentos presenciados", conta a professora. À tarde, os universitários participaram de sessões da 1ª e 2ª Câmaras Cíveis e da 4ª Câmara Criminal.
Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.