Voltar Campanha "Confinamento sem violência me representa", da Cevid, ganha 13 novos parceiros

Treze novos parceiros aderiram à campanha "Confinamento sem violência me representa", idealizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A violência doméstica contra a mulher aumentou durante a quarentena, embora o número de notificações e os pedidos de medida protetiva tenham diminuído. Isso se deve, em parte, à dificuldade das vítimas em fazer a denúncia. Diante disso, a Cevid idealizou a campanha com uma ideia simples: levar informação para os lugares onde há circulação de pessoas, entre eles supermercados, farmácias e postos de gasolina, serviços considerados essenciais e que continuam a funcionar durante a pandemia. Nesses ambientes são afixados cartazes em tamanho A4, com orientações e contatos para as denúncias. O estabelecimento recebe o cartaz por e-mail, imprime e o coloca nos espaços mais visíveis. Ou seja, em momento de crise e de contenção de despesas, a campanha não tem nenhum custo para o Poder Judiciário.

"Na maioria dos casos, o grande desafio dessas mulheres - independentemente do isolamento social - é superar o medo. E um dos caminhos dessa superação é, sem dúvida, a informação de qualidade. Essa é a razão da nossa campanha e, além disso, queremos prevenir a violência", afirma a desembargadora Salete Sommariva, que comanda a Cevid. Veja neste link os detalhes da campanha.

Os novos parceiros são os seguintes: Instituto Memória e  Direitos Humanos (UFSC), Hospital Doutor Waldomiro Colautti (Ibirama), Hospital Unimed (Grande Florianópolis), Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (Acinam), Dal Pont Otimização Industrial Ltda. de Chapecó, Analu Presentes (Presidente Getúlio), Supermercados Manentti (Imaruí), Minimercado Vantagem (Blumenau), Vanessa Amorim Advogados Associados, Secretaria da Mulher do Círculo Argentino de Santa Catarina (Balneário Camboriú) e mais três estabelecimentos de Presidente Getúlio: Farmácia Líder Popular, Supermercado Top, Laboratório Ibirama.

Além deles, já estavam na campanha o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Rede Farmagnus, Posto Galo, Magrass Biguaçu, Foto Fujika, Dirigir Bem - Treinamento para Habilitados, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Palhoça, Sindicato dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Sinoreg), Tabelionato de Notas e Protesto de Palhoça, Associação Catarinense de Supermercados (Acats), as redes de supermercados Angeloni, Brasil Atacadista,  Giassi e Imperatriz, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Observatório de Educação em Direitos Humanos e Fundamentais (Univali Biguaçu), Sindicato dos Empregados no Comércio de Florianópolis - SEC Floripa. Além dos parceiros recém-chegados, também apoiam a campanha os seguintes estabelecimentos do município de Presidente Getúlio: Mercado Michels, Mercado Jota P, Posto LP, Posto Dalbérgia e Posto Presidente.

Como participar

Qualquer interessado pode imprimir os cartazes (em folha de papel tamanho A4) e afixar em locais com ampla circulação de pessoas no estabelecimento.

Encaminhar e-mail a cevid@tjsc.jus.br para informar que está apoiando a campanha, com registros fotográficos para divulgação e incentivo a novas adesões de parceiros.

As publicações referentes à campanha nas redes sociais deverão, preferencialmente, utilizar as hashtags #confinamentosemviolência, #ajustiçanãopara e #nãosecale.

Como denunciar

·        Ligue 180 - denúncias e informações sobre violência doméstica (Governo Federal)

·        Ligue 190 - Polícia Militar de Santa Catarina, para situação de emergência

·        Disque-Denúncia 181 - Polícia Civil de Santa Catarina

·        Telefone (48) 98844-0011 - WhatsApp/Telegram da Polícia Civil de Santa Catarina

·        Boletim de ocorrência eletrônico

·        Aplicativo PMSC Cidadão (disponível em Android ou IOS)

·        E-mail cevid@tjsc.jus.br - para informações, reclamações e sugestões.

 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.