Campanha Março é Delas, do TJ, discutirá direitos, igualdade, empoderamento e bem-estar - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Atividades incluem oficinas, palestras e debates em diversas comarcas do estado
- Mulher
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid-TJSC) divulgou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a programação da campanha Março é Delas, que este ano tem como mote o lema do Dia Internacional da Mulher: “Para TODAS as mulheres e meninas: direitos, igualdade, empoderamento”.
A programação contempla eventos em diversas comarcas do estado e promove diálogos sobre direitos das mulheres, prevenção à violência e bem-estar. As atividades começam no dia 7 de março, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com uma oficina de autocuidado na qual serão desenvolvidas práticas como meditação e auriculoterapia. O evento é organizado pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV).
Em 11 de março, a comarca de Biguaçu recebe a oficina do Projeto Verbaliza: Quem Verbaliza se Conecta!, iniciativa voltada a incentivar jovens a expressarem suas emoções e vivências relacionadas à violência doméstica. A atividade será conduzida por uma psicóloga e uma assistente social.
O lançamento oficial da campanha Março é Delas ocorre no dia 13 de março, na comarca de Tangará, com o seminário "Direitos Humanos e Prevenção da Violência contra as Mulheres". O evento contemplará também a Semana da Justiça pela Paz em Casa, alinhada à Resolução CNJ n. 254/2018.
Em São Francisco do Sul, no dia 15 de março, o evento “Café com Maria” reunirá a comunidade para uma conversa com a coordenadora da Cevid, desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, sobre os direitos da mulher e a importância do debate sobre equidade de gênero.
No dia 19 de março, a DSQV promove a roda de conversa “O Impacto da Violência Doméstica na Saúde Mental das Mulheres” no auditório Thereza Tang, no TJ. O encontro será híbrido, com participação presencial e online.
No período de 17 a 21 de março, a campanha Sinal Vermelho ocorre nas universidades da região da Grande Florianópolis, quando serão desenvolvidas ações de conscientização e ampliação do programa.
Para encerrar as atividades, em 28 de março a campanha promove a reunião online do Projeto Íris, iniciativa em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família do Governo do Estado de Santa Catarina. O encontro divulgará o projeto e sensibilizará a rede de atendimento para a realização de oficinas de prevenção à violência nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).