Voltar Campanha Outubro Rosa, lançada pelo TJ, já começa a atingir as comarcas catarinenses

A disposição da Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça em alertar e conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama já começa a encontrar eco nas comarcas do Estado. Em Criciúma, na última quarta-feira (2/10), a equipe do gabinete da 1ª Vara da Fazenda, sob a titularidade da juíza Eliza Maria Strapazzon, se reuniu para vestir a cor alusiva ao mês. A iniciativa foi da equipe da unidade, que tradicionalmente se engaja nas causas de relevância. 

"Todos os anos combinamos de vir com as cores respectivas dos meses em que há campanhas para conscientização da população sobre temas de grande importância (Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul). Acreditamos que com essa pequena atitude ressaltamos a importância do diagnóstico precoce de cada doença, chamando a atenção da população para que faça o mesmo e se preocupe com o bem-estar da sociedade em geral", afirma a assessora jurídica Krizia Gallardo Bozzetto Medeiros. 

A campanha de conscientização do Outubro Rosa destaca, durante todo o mês, a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto de maneira precoce. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e é o que causa mais mortes em mulheres. Em 2019 são quase 60 mil novos casos estimados. Em 2017 foram registradas mais de 16 mil mortes. 

A Diretoria de Saúde do TJ, como forma de dar exemplo aos demais setores do Judiciário catarinense, além da programação especialmente montada para o período, também vestiu literalmente a camisa da campanha: todos seus servidores vieram trajados com vestes no tom rosa. Iniciativas desta natureza terão espaço no site do TJ todas as quintas-feiras deste mês, nos próximos dias 10, 17, 24 e 31 de outubro. Confira, abaixo, o cronograma de atividades:

 

28 de outubro a 8 de novembro - Rodas de conversa nas comarcas, realizadas em parceria com os profissionais do plano SC Saúde (selecionadas de acordo com a disponibilidade do SC Saúde).

 

31 de outubro - Palestra "Garra e Gratidão", ministrada pela jornalista Ana Lavratti no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça, às 13 horas. A palestra será transmitida ao vivo para todas as unidades judiciárias.

 

Até o dia 22 de novembro serão arrecadados produtos de higiene para doação à Avoc - Associação de Voluntários do Cepon.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.