Voltar Campanha sobre entrega voluntária de bebês para adoção registra êxito em Itajaí

A Entrega Legal, campanha de entrega voluntária de bebês para adoção, iniciativa da Vara da Infância e da Juventude da comarca de Itajaí, registrou bons resultados. O número de entregas espontâneas, de maio de 2018 até hoje, foi de quatro crianças, com previsão de mais uma para o mês que vem. Apesar de não ser um número expressivo, antes a entrega era quase inexistente em Itajaí, que possui uma cultura de adoção ilegal.

"Os principais ganhos foram a criação de um fluxo para quem deseja fazer a entrega, a conscientização das mães que podem fazer a entrega legal dos filhos para adoção e a diminuição do preconceito que muitas pessoas têm com essas mães. Mas temos muito caminho pela frente ainda", explica o juiz Fernando Machado Carboni, responsável pela iniciativa. Em maio do ano passado, a comarca sediou reunião com o Grupo de Estudo e Apoio à Adoção Laços Encontrados, de Itajaí, para a reapresentação da Entrega Legal.

O grupo, que é bem atuante na campanha, contabilizou posteriormente cerca de 400 pessoas alcançadas pela iniciativa: 208 profissionais da saúde, 46 da assistência social, 68 usuários públicos da assistência que integram o Programa de Atendimento da Família (PAIF) e 60 pessoas em instituições religiosas. A campanha Entrega Legal de filhos para adoção foi idealizada em 2016 para combater o abandono de crianças e o preconceito em relação à entrega voluntária, com o objetivo de garantir proteção às crianças. No último ano houve divulgação da ação na OAB de Itajaí, na Defensoria Pública, no Conselho Tutelar e em diversos programas televisivos, a fim de conscientizar e promover a adoção legal na cidade.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.