Voltar Cartilha explica como ter jornada de trabalho segura e agradável no ambiente doméstico

A Seção de Ergonomia, do Poder Judiciário de Santa Catarina, lançou nesta segunda-feira (27/7) uma cartilha com orientações e dicas práticas para que a jornada laboral, realizada no ambiente doméstico, seja a mais agradável e segura possível.

Com um texto objetivo, claro e de fácil compreensão, a cartilha "De Olho na Ergonomia" orienta sobre o melhor lugar da casa para se colocar o computador, explica a melhor posição de mesas e cadeiras e fala sobre a postura que devemos manter, entre outras informações úteis.

"É importante que magistrados e servidores escolham um ambiente confortável, que atenda às recomendações da ergonomia nesta cartilha, visando o bem-estar, a produtividade e a manutenção da saúde", explica Vanessa Zomer Fenili, chefe da Seção de Ergonomia, da Diretoria de Saúde.


Veja algumas dicas que constam na cartilha:

 

1. Mantenha boa postura quando trabalhar com o computador. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas.

 

2. Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriado. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.

 

3. Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso frequente devem ser posicionados diretamente à sua frente, próximos do alcance das suas mãos.

 

4. Mantenha seus ombros relaxados.

 

5. Faça intervalos para reduzir a pressão nos discos intervertebrais e tensões na coluna, ombros e área cervical, e para melhorar a circulação sanguínea.

 

6. Alongue seu corpo, sobretudo braços, pescoço, costas e pernas. Link com vídeos de exercícios de alongamentos: https://www.tjsc.jus.br/web/ servidor/coronavirus/orientacoes-em-video

 

7. Beba água. Hidratar-se ajuda na lubrificação das articulações, dos músculos e do cérebro.

 

8. Se necessário, você poderá utilizar os equipamentos (cadeira e acessórios ergonômicos) do PJSC para uso em casa, conforme autorizado na Resolução GP/CGJ n. 5/2020. Para isso, é obrigatório o preenchimento de um formulário com a autorização da chefia superior, que pode ser encontrado no anexo da resolução.

 

9. Pense na sua saúde física e emocional. Agregue atividades que lhe sejam prazerosas também, como a leitura de um bom livro, escutar música, brincar com os filhos ou animais de estimação e praticar atividades físicas de forma alternativa e segura para a atual circunstância.

Ouça o nosso soundcloud.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.